Artigo do leitor: Donaldo Trump, o Brasil e o Vale do São Francisco

pedro-neto

O mundo acordou surpreso na ultima quarta feira (09), com a eleição do 45º presidente americano eleito, o Republicano Donald Trump.

A vitória que parecia improvável se confirmou. E qual o reflexo da escolha de Trump para o Brasil e a região do Vale do São Francisco? A perplexidade do mercado diante da vitória de Donald Trump levou as bolsas a caírem pelo mundo e o dólar a subir.

Historicamente, nossas relações comerciais com Republicanos são melhores porque eles são menos intervencionistas, e isso ganha força com o perfil do novo presidente eleito, que é um empresário e homem de negócios.

É preciso ficar atento para a imprevisibilidade da política externa americana no futuro, pois poderemos ter dificuldades no setor de exportações, caso o presidente mantenha na pratica uma postura “protecionista” dos produtos norte-americanos, como prometeu durante a campanha. Aqui em nossa região, nosso produto para eles é alimento, na medida que não têm escala de produção e qualidade. Por conseguinte, não há uma competição.

Cerca de 85% da exportação da manga nacional sai do vale do são Francisco, sendo que 22% de toda produção de desloca para o mercado externo. Os EUA são o segundo maior destino do nosso produto com 25% de participação, ficando atrás da Europa, com 70%, restando 5% para o mercado asiático.

Em curto prazo no mercado externo, seremos muito mais afetados caso a PEC 55 dos gastos não passe no Senado, do que a própria eleição do presidente norte americano. Especialistas têm afirmado, inclusive, que a eleição de Trump não deve alterar significativamente a tendência de queda da taxa de juros (Selic) no Brasil, mas pode fazer com que essa queda se torne menos rápida.

No momento, o mercado se estressa e reajusta preços, entre outras oscilações. “Treino é treino e jogo é jogo”. E o jogo por aqui já está sendo jogado, enquanto lá o juiz dará o apito inicial. Voltemos nossa atenção para casa, e com tranquilidade aguardemos.

Por Pedro Neto – Empresário, Administrador, Especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Finanças e Gestão de Obras.

2 Comentários

  1. Matheus Ramos

    16 de novembro de 2016 em 10:19

    Excelente artigo !

    Parabéns!!!

  2. Luiz

    16 de novembro de 2016 em 10:25

    Grande Pedro Neto! Como sempre, crtico e inteligente. Excelente artigo.

Veja também

Petrolina (PE): Morador do bairro Caminho do Sol reclama de lixo e animais mortos em terrenos baldios

Um morador do bairro Caminho do Sol, em Petrolina, entrou em contato com o blog para recla…