Área central de Juazeiro (BA) pode ter foco da ‘Doença do Pombo’

Após dois homens morrerem com a doença criptococose, conhecida também como ‘doença do Pombo’ no último mês em São Paulo, a população de Juazeiro (BA), ficou em alerta e teme que algum diagnóstico seja encontrado no município, já que a área central tem um grande número dessas aves.

A praça da misericórdia é um exemplo desses pontos. Durante a tarde é possível encontrar vários pombos ciscando ou em cima do coreto.  Neste mesmo horário  pessoas circulam  pelo local e inúmeros ambulantes trabalham por lá.

O que muitas pessoas não sabem é que para ser infectada com a doença basta inalar o fungo presente nas fezes dessas aves. Depois que o vírus se instala no pulmão, os sintomas vão desde  dores de cabeça, febre, tontura, fraqueza e pode até levar a morte.

Diante da exposição aos riscos desta doença, os órgãos responsáveis devem intensificar a  limpeza no local e, se necessário, realizar campanhas para que as pessoas evitem alimentar estes animais com farelos de lanches, que é uma causas da permanência da ave nos centros urbanos.

Fechado para comentários

Veja também

Incêndio em pousada deixa 10 pessoas mortas e 11 feridos em Porto Alegre (RS)

Um incêndio que atingiu uma pousada na região central de Porto Alegre (RS) matou 10 pessoa…