Araripina (PE) e Ouricuri (PE) terão isolamento mais rígido e comércio das duas cidades será fechado

Dois municípios pernambucanos vão precisar retroceder no plano de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco. Por conta do aumento do número de casos de coronavírus, Araripina e Ouricuri, no Sertão, recuam da etapa quatro para a dois, com isolamento mais rígido passando a valer a partir da próxima sexta-feira. Isso significa que só poderão funcionar as atividades consideradas do comércio essencial, assim como aconteceu em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, em maio, e posteriormente em Caruaru e Bezerros, no Agreste. A medida mais restritiva será válida até o próximo dia 16 nos dois municípios.

Segundo André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o vírus continua circulando. “Quando anunciamos o plano de convivência, ressaltamos que o comportamento da sociedade seria determinante para ativação de cada passo. E, para salvar vidas, daríamos passos para trás se fosse necessário. Após concluir as últimas análises, o comitê optou por retroceder com o plano de convivência nas cidades de Araripina e Ouricuri”, disse.

A medida foi adotada porque os dois municípios seguem tendência contrária ao que o restante do estado vem apresentando. “Algumas regiões pernambucanas continuam apresentando estabilidade e outras, tendência de queda dos casos. Mas, em tendência oposta, observamos aumento nas solicitações de UTIs para casos suspeitos na quarta macrorregião de saúde e, quando detalhamos, o Sertão do Araripe tem liderado essas requisições. Na semana passada, das 134 ocorrências de síndrome respiratória aguda (SRAG), quase 60% foram da nona Geres, que compreende o Araripe. Por isso as medidas foram adotadas lá”, pontuou o secretário.

André Longo reforçou a importância do comportamento da população para que os números de casos voltem a cair em Araripina e Ouricuri e o plano de flexibilização das atividades econômicas possa voltar a avançar. “Vamos reforçar o ficar em casa e as atitudes de prevenção porque as medidas mais rígidas de isolamento provaram a sua eficiência e o empenho da população contribuiu”, afirmou.

Em Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste, com as cidades polo de Caruaru e Garanhuns, encontram-se na etapa seis do plano de flexibilização das atividades econômicas, com comércio, serviços de alimentação e academias de ginástica, por exemplo, funcionando com restrições e protocolos. Segundo André Longo, novas medidas devem ser anunciadas na próxima quinta-feira.

Fechado para comentários

Veja também

Recife (PE): Paciente rouba arma, mata vigilante no Hospital da Restauração e é morto em seguida

Duas pessoas morreram em um tiroteio ocorrido na madrugada desta sexta (26) no Hospital da…