Apresentação dos produtos do MPLabs para membros e servidores de Petrolina marca encerramento da Semana do MPPE 2018

A mudança que os avanços tecnológicos estão introduzindo na vida em sociedade deve ser acompanhada de perto por qualquer instituição que tenha por objetivo responder às crescentes demandas sociais. Não é diferente com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que apresentou, nesta segunda-feira (17), os resultados do 1º Ciclo de Inovação Aberta do MPLabs (Mplay) para membros e servidores da Instituição em Petrolina. O evento ocorreu dentro da programação da Semana do MPPE, iniciada há uma semana.

“Nosso intuito, com o MPLabs, foi colocar a expertise da nossa equipe de Tecnologia da Informação em prol da criação de soluções tecnológicas para os problemas apontados pelos próprios integrantes do Ministério Público. E firmamos parceria com o Porto Digital para potencializar a geração de soluções, através da metodologia de inovação aberta”, descreveu o promotor de Justiça Antônio Rolemberg, presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação.

Já o coordenador executivo do MPLabs, Roberto Arteiro, apresentou a palestra A era digital e a sobrevivência institucional, descrevendo como o desenvolvimento da inteligência artificial e da sociedade hiperconectada vão gerar mudanças disruptivas em vários aspectos da vida cotidiana. “Uma pessoa hoje consegue, de qualquer lugar do Brasil, acessar serviços como o WhatsApp e o YouTube e, mais ainda, produzir conteúdo para o mundo. A inteligência artificial vai multiplicar enormemente a atuação dos integrantes da nossa Instituição”, ressaltou.

Em seguida, os palestrantes exibiram as cinco soluções tecnológicas produzidas no âmbito do Mplay. O Revisio é uma aplicação que permite visualizar uma linha do tempo de processos judiciais, o que permite a qualquer promotor ou procurador de Justiça ter uma visão completa dos autos e identificar pontos-chaves da atuação ministerial; o Minera, por sua vez, permite a busca automatizada de dados para identificar os sócios ocultos de empresas registradas em nome de laranjas, permitindo que o MPPE possa responsabilizar sonegadores; outra novidade é o Assessora, que vai disponibilizar análise de dados jurídicos para manter jurisprudências, acompanhar resultados e usar modelos de peças, dando mais agilidade ao trabalho do Ministério Público; o Audivia, por sua vez, integra a inteligência artificial para ampliar os canais de contato dos cidadãos com a Ouvidoria do MPPE, com destaque para um chatbot para Facebook Messenger e WhatsApp; e o Voxia é uma solução que transforma gravações em vídeo em texto, que pode ser consultado e referenciado para uso em procedimentos ministeriais. As soluções estão em fase de implantação, devendo ser adotadas ainda no primeiro trimestre de 2019.

As soluções apresentadas foram comemoradas pelo coordenador da 2ª Circunscrição Ministerial, promotor de Justiça Érico Santos. Segundo ele, todas as ferramentas apresentadas têm potencial para contribuir com a atuação dos promotores de Justiça. “Em especial o Assessora, que na minha visão traz um ganho muito grande ao facilitar a análise da jurisprudência, apresentar estatísticas e dados que deverão, dentro do respeito à independência na atuação funcional que cada membro do MPPE, nos ajudar a ter resultados ainda mais positivos na defesa da sociedade, que é o nosso principal serviço”, relatou.

A subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Laís Teixeira, representou o procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros no evento e fez o encerramento da Semana do MPPE apontando a importância de a Instituição buscar se manter na vanguarda da inovação. “Nós precisamos estar sempre aptos a responder à população da forma como ela deseja e merece. Com a tecnologia não é diferente; ou a gente adere, ou nos tornamos dispensáveis”, alertou.

Fechado para comentários

Veja também

África: Homem sobrevive mesmo após sofrer falência múltipla de órgãos por picada de abelha

Um homem de 50 anos escapou da morte após ser picado por abelhas e sofrer falência múltipl…