Após chuvas na Mata Sul e Agreste de Pernambuco, moradores precisaram deixar suas casas

Fortes chuvas caem desde sábado (2) nas regiões da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco. Em decorrência disso, moradores de diversas cidades precisaram deixar suas residências por conta do alto risco de inundação e também de deslizamentos.

De acordo com balanço, divulgado na tarde deste domingo pelo governo estadual, 3.835 pessoas ficaram desalojadas e 358 desabrigadas em 16 municípios. Ao todo, 24 cidades do estado tiveram prejuízos e devem receber o Auxílio Pernambuco.

Em Maraial, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Luís Antônio, 120 famílias ficaram desalojadas. Cinco pessoas precisaram ser resgatadas por uma aeronave do Corpo de Bombeiros após ficarem ilhadas na comunidade de Sertãozinho, na zona rural de Maraial.

Em Jaqueira, na Zona da Mata Sul, a prefeitura decretou estado de emergência devido às chuvas. De acordo com a gestão, um homem foi dominado pelas forças das águas e arrastado ao tentar passar por uma praça, que estava alagada, neste domingo (3).

A prefeitura acredita que o homem teria levado um choque, caído e sido levado para o rio. A assessoria da prefeitura afirmou também que a praça foi reformada há cerca de um ano e foi destruída pelo temporal, o que foi constatado após o nível da água baixar.

A Usina São Luís e as escolas Antônio Pedro Celestino e Fábio da Silveira Barros foram utilizadas como abrigo temporário. No momento, a equipe da Defesa Civil atua realizando vistorias nas residências atingidas pela água, a fim de verificar se apresentam danos estruturais.

Cinco casas desabaram em Itaíba mas não há registro de vítimas por lá. O total de 75 famílias ficaram desalojadas e 15 delas foram abrigadas na Escola Municipal Presidente Médici, onde receberam colchões e roupas, e foram atendidas por uma unidade médica montada no local. Gonçalo Francisco, coordenador da Defesa Civil do município, informou que houve um deslizamento de rochas na Rodovia PE-270 – sentido Arcoverde -, também sem vítimas.

Já em Barreiros, além das inundações, foram registradas sete ocorrências de deslizamentos. Os bairros mais atingidos foram Maria Gorete e Othon Bezerra de Melo – popularmente conhecido como “Dos Lotes”.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Projeto Umbuzeiro do Sertão realiza ação para pessoas em situação de vulnerabilidade social

O projeto Umbuzeiro do Sertão realizará nos dias 25 e 28 deste mês ações voltadas para as …