Após aumento de casos da Covid-19, Secretária de Saúde de Sobradinho (BA) afirma: “Não existe nada de alarmante”

“Não existe nada de alarmante”, diz Secretária de Saúde de Sobradinho ressaltando que o município é um dos que mais testa na Bahia; a gestora pede que a comunidade cumpra as medidas sanitárias

Nos últimos dias, houve um significativo aumento no número de novos casos da covid-19 no município de Sobradinho, uma realidade que também se verifica em outras cidades da região do Vale do São Francisco, inclusive nas cidades polo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Também se registra um aumento no número de internamentos e taxa de ocupação de leitos de UTI Covid.
O Prefeito de Sobradinho se antecipou na adoção de novas medidas restritivas, como forma de tentar conter a propagação do vírus e proteger a população.

Em novo decreto, a Prefeitura de Sobradinho, entre outras medidas proibiu o funcionamento de academias, bares e restaurantes durante o feriadão, além de suspender os eventos esportivos e festivos.

A gestão municipal considerou que as restrições vigentes, anteriormente, não estavam sendo suficientes para frear a curva crescente de novos infectados.

No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que o município realiza um monitoramento diário dos casos, e se destaca em toda região, na testagem da população. Os números de casos registrados são reflexos do número de pessoas testadas, o que garante uma segurança no acompanhamento da pandemia no município.

“Não se assustem com esta realidade, pois o nosso município está muito bem monitorado, também pela Secretaria de Saúde do Estado. Não existe nada de alarmante. O município de Sobradinho se destaca na Bahia pela adoção dos protocolos, sendo considerada como uma das cidades que, proporcionalmente, mais realiza testes da covid-19 em todo estado”, esclareceu a Secretária Maysa Sanjuan.

Com uma população de mais de 23 mil e duzentos habitantes, Sobradinho já realizou, desde o início da pandemia, 6733 testes, entre os testes rápidos e os que são feitos pelo LACEN- Laboratório Central, em Salvador.

No entanto, a Secretária de Saúde ressalta que, apesar da afirmação de que não há motivo para alarme, a população deve obedecer as novas medidas restritivas e manter todas as medidas sanitárias.

“O distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos, o cumprimento das medidas restritivas devem ser seguidos à risca por toda população. Nossas equipes de saúde estão trabalhando intensamente para controlar esta realidade, a gestão municipal não tem poupado investimentos no enfrentamento da pandemia, mas sem a colaboração da comunidade, qualquer trabalho fica fragilizado. Precisamos da adesão firme da população de Sobradinho para vencermos essa pandemia”, concluiu a secretária.

Fechado para comentários

Veja também

Primeira etapa: Ao todo, 97 ruas serão pavimentadas em Petrolina (PE)

O maior programa de pavimentação já executado em Petrolina entra numa nova fase. O prefeit…