Anvisa propõe restrição de uso de vacinas que utilizam vetor adenoviral em gestantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu atualização de um comunicado em que propõe que no caso das gestantes, além da vacina Oxford/AstraZeneca, outras vacinas que utilizam vetor adenoviral, como a vacina Janssen, também não devem ser utilizadas.

A agência também destacou recomendações e protocolos a serem seguidos pelos profissionais de saúde: as gestantes não devem ser imunizadas com vacinas de vetor adenoviral, que incluem as vacinas Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e Janssen.

Apesar do baixo risco de ocorrência de trombose com trombocitopenia (TTS), que pode ocorrer em 0,1% a 0,5% do total de vacinados, há a necessidade de se instituir medidas para a identificação precoce de casos suspeitos e a intervenção oportuna para uma melhor evolução clínica.

Os sinais e sintomas associados à TTS mais frequentes são falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor abdominal persistente e sintomas neurológicos, como dores de cabeça fortes e persistentes (que não cedem ao uso de analgésico) ou visão turva.

Após o uso das vacinas contra Covid-19, qualquer pessoa que apresente os sintomas citados anteriormente deve procurar atendimento médico imediato.(Bahianotícia)

Fechado para comentários

Veja também

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou …