ANS torna obrigatória cobertura de testes do coronavírus por planos de saúde

Cumprindo decisão judicial, a Agência Nacional de Saúde (ANS) inclui testes sorológicos para a Covid-19 no rol de cobertura dos planos de saúde. A liminar foi resposta à Ação Civil Pública proposta pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps). As novas regras começam a valer a partir desta segunda (29) e foram publicadas no Diário Oficial da União.

A decisão liminar foi proferida pela Justiça Federal de Pernambuco no último dia 10 de junho e inclui no rol de cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde os testes sorológicos de IgA, IgM e IgG para a Covid-19. Assim, fica alterada a Resolução Normativa n° 428 que dispõe sobre o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no âmbito da Saúde Suplementar.

A Aduseps ingressou com o pedido por causa das dificuldades dos consumidores para realizar exames para detecção do novo coronavírus, bem como a ausência, até então, de diagnósticos mais precisos na lista de cobertura da ANS. Os testes passam a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar – com ou sem obstetrícia – e de referência.

A solicitação dos exames, pelo médico, deve ser feita nos casos em que o paciente apresentar quadro clínico de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Até a decisão judicial, a ANS incluía apenas a pesquisa por RT-PCR, que detecta a contaminação (ou não) pela Covid-19 no ato da coleta – não informando, por exemplo, se o paciente já contraiu a doença e foi curado.

“Como o Brasil vai reabrir as portas se não sabe quem está infectado, quem já teve a doença e quem ainda está susceptível?”, questionna a coordenadora executiva da Aduseps, Renê Patriota.

Os exames sorológicos, por sua vez, informam se o paciente ainda não foi infectado, se contraiu e foi curado ou se apresenta quadro ativo da doença. “Quem estiver com a doença ativa aguda irá apresentar IgM positivo. Será IgG negativo os que contraíram e estão curados irão testar o oposto: IgM nevgativo e IgG positivo. Já quem ainda não foi infectado, irá apresentar ambos negativos”, explica Renê.

Fechado para comentários

Veja também

Vírus sincicial respiratório tem causado mais mortes de crianças pequenas do que covid-19 no Brasil

O vírus sincicial respiratório (conhecido pela sigla VSR) causou mais mortes por síndrome …