LOA 2017: Vereadores derrubam veto do prefeito e Lei teria sido sancionada antes da votação, mas com erro de publicação no Diário Oficial

camaravazia

Uma confusão que causou surpresa e polêmica na Casa Plínio Amorim na sessão desta quinta-feira (22), teve haver com a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Tudo foi encaminhado para que os vereadores votassem o  Veto Parcial  nº 149/2016 – referente ao projeto de lei nº 019/2016, do Poder Executivo – que estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Petrolina para o exercício de 2017 e assim foi feito.

Foram 11 votos a 2 para a derrubada do veto do prefeito Julio Lossio, incluindo o remanejamento dos recursos para a próxima gestão de 20% para 40%.

O outra votação aconteceu em relação a Revisão do Plano Plurianual do Município de Petrolina para o exercício de 2017,  (PPA), onde os vereadores por 13 a 0, o que inclui as mais de 180 emendas aditivas que foram aprovadas, após o executivo também ter vetado.

leiA vereadora Cristina Costa diz que a LOA será uma questão que a justiça terá que resolver, mas acontece que após a votação, recebemos a informação de que foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 16 de dezembro (Foto ao Lado), que o prefeito Lossio teria sancionado o projeto (LOA),  incluindo o remanejamento de 20% para 40%, antes mesmo da matéria ser apreciada pelos vereadores, o que causou surpresa.

Pérsio Antunes reforçou que a Lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2017, sendo que a votação realizada nesta quinta foi considerada inválida, com a a Lei já sancionada pelo município.

“O prefeito sancionou o corpo do projeto mais a emenda de remanejamento para 40%. Essa votação foi para nada. A Lei Federal 4.320/64 é clara, diz que o legislativo a qualquer momento pode autorizar créditos suplementares para o executivo trabalhar, não há problemas em remanejar esse recurso de 20 para 40%. A LDO diz em que áreas serão aplicados os recursos a na LOA houve uma discussão para que o prefeito possa utilizar esse dinheiro em qualquer área da gestão. Só esclarecendo, o prefeito vetou as emendas que foram derrubadas pelos colegas vereadores, mas sancionou a emenda dos 40%”, explicou o vereador Pérsio Antunes.

Mas as surpresas não pararam por aí. Uma fonte revelou que a Procuradoria Geral do Município errou ao publicar no Diário Oficial que a LOA  foi sancionada pelo prefeito com o remanejamento de 40%. O correto seria ter publicado o que já foi a cordado na votação da LDO, o que permaneceria o valor de 20% dos recursos.

Nesse caso, mesmo se a procuradoria do município tiver errado na publicação, a votação na câmara com a derrubada do veto deverá prevalecer, ou seja, o remanejamento da emenda dos 40% dos recursos destinados a nova gestão municipal.

Nós tentamos o contato com a Procuradoria Geral do município para prestar esclarecimentos, mas não tivemos resultados.

Fechado para comentários

Veja também

Provas do concurso do Banco do Nordeste acontecem neste domingo (28)

Mais de 400 mil candidatos se preparam para o concurso do Banco do Nordeste, cujas provas …