Polícia Federal abre inquérito para investigar o ministro da Educação

A Polícia Federal informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que foi aberto inquérito para investigar suposto esquema de tráfico de influência envolvendo o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pastores que frequentam a pasta. O ato atende a uma determinação da ministra Cármen Lúcia.

A corporação vai avaliar se os religiosos influenciaram o envio de verba para municípios em troca de propina, se o ministro da Educação sabia das irregularidades e se colaborou com elas. A PF deve ouvir nas próximas semanas o ministro e os pastores, além de outros eventuais envolvidos e testemunhas. As diligências estão a cargo do delegado Bruno Caladrini.

O caso veio à tona após o vazamento de um áudio em que Ribeiro afirma privilegiar prefeitos que foram indicados pelos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura. O ministro nega as acusações e diz que a liberação de recursos segue critérios técnicos. Mais cedo, outra investigação foi aberta a pedido da CGU (Controladoria-Geral da União), nesse caso, mirando apenas os pastores.

A suspeita é que verba do FNDE (Fundo Nacional de Educação) tenha sido liberada para prefeituras que aceitaram pagar propina aos religiosos. Um deles teria solicitado pagamento em 1 kg de ouro para atuar junto ao ministério.

Fechado para comentários

Veja também

Três homens são presos com dez mil pés de maconha geneticamente modificada em Monte Santo (BA)

Três homens foram presos após policiais encontrarem uma plantação com dez mil pés de macon…