Projeto propõe tirar autonomia da Polícia Científica em Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) criou um grupo de trabalho, em dezembro de 2021, para reformular a estrutura da Polícia Civil. A TV Globo teve acesso a uma versão inicial do documento analisado por esse grupo. Nele, há a sugestão de retirar a independência da Polícia Científica, o que é criticado pela associação que representa os peritos

“A perícia criminal tem que ser isenta, autônoma, para que não haja influência de delegados no nosso trabalho”, declarou o presidente da Associação de Polícia Científica do estado, Enock Santos, acrescentando que retirar autonomia é ir na contramão do que é feito no país.

Atualmente, a Polícia Científica é uma das forças da SDS, como o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, por exemplo, e responde apenas ao secretário de Defesa Social.

Cabe à Polícia Científica realizar as perícias que ajudam a esclarecer crimes nas investigações tanto da Polícia Civil, quanto do Ministério Público. Com a autonomia atual, os peritos podem discordar de delegados sobre os casos.

“Se você perder a autonomia, você vai sofrer a ingerência direta do trabalho do delegado. Ele é quem vai orientar toda a condução do nosso trabalho, onde tem que ser diferente. O nosso trabalho é um trabalho técnico-científico, que dispõem de pesquisas”, disse Santos.

Atualmente, o chefe da Polícia Científica coordena os institutos de Criminalística, de Medicina Legal (IML) e o de Genética Forense, responsável pelas análises de DNA, como a que identificou agora em 2022 o assassino da menina Beatriz Angélica Mota, morta a facadas em Petrolina, em 2015.

O grupo de estudo, criado pelo governo em 17 de dezembro, é composto por nove servidores, a maioria da Polícia Civil. No documento analisado por eles, há a sugestão de que a Polícia Científica seja subordinada à direção da Polícia Civil e passe a ser uma gerência, um órgão de apoio.

Pela versão da proposta obtida pela TV Globo, o gerente da Polícia Científica passaria a ser indicado pelo chefe da Polícia Civil, ao invés de ser indicado pela SDS.

O documento ao qual a Globo teve acesso está sem data. Na área de assinatura, em branco, constam os nomes do secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e do governador Paulo Câmara. O secretário negou nesta quarta (12) que haja proposta para retirar autonomia da Polícia Científica.

Em nota, enviada após a exibição da reportagem, a SDS negou que o documento obtido pela TV tenha sido produzido pela secretaria.

Enock Santos afirmou que subordinar os peritos à Polícia Civil vai na contramão do que está sendo feito em outros estados.

“Se você tem vários estados da federação que estão pedindo por completo a autonomia por conta de lei 12.030, que diz que os órgãos de perícia têm que ter autonomia plena e você lança um projeto desses, você está indo de encontro à legislação federal e trazendo ao estado uma situação de calamidade na perícia”, declarou.

Fechado para comentários

Veja também

Três homens são presos com dez mil pés de maconha geneticamente modificada em Monte Santo (BA)

Três homens foram presos após policiais encontrarem uma plantação com dez mil pés de macon…