Petrolina (PE) entra em alerta para cuidados com o mosquito da dengue após chuva

A chuva que caiu trouxe alívio e esperança à população que estava sofrendo com as altas temperaturas na cidade, no entanto, após as chuvas há a necessidade de cuidados redobrados, em especial, com recipientes que possam acumular água, sendo estes, ambientes propícios para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica alerta à população a adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor das doenças. Algumas ações preventivas de eliminação de focos são: manter recipientes fechados com tampas, garrafas armazenadas com a boca para baixo, pneus e caixas d’água mantidos sempre cobertos, evitar o acúmulo de lixo e trocar a água dos vasos de planta.

“As ações e cuidados precisam acontecer corriqueiramente, no entanto, intensificamos os cuidados e alertas nos períodos e altas temperaturas e fortes chuvas, uma vez que, as fêmeas do mosquito depositam seus ovos em locais quentes, com isso, após as chuvas, estes ovos depositados liberam o mosquito. Os agentes de endemias estão realizando as visitas e transmitindo as informações aos moradores, assim, esperamos evitar a proliferação dos mosquitos, contando com a colaboração de todos”, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco tem filas de espera nas UTI’s devido ao aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave

As emergências de saúde do estado de Pernambuco estão com superlotação e com filas nas Uni…