Juazeiro (BA) já mapeou 170 terrenos baldios e alerta é reforçado para proprietários

A Prefeitura de Juazeiro já mapeou 170 terrenos baldios no município neste ano. A ação está sendo realizada pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e foi iniciada no mês de abril.

Os terrenos mapeados estão localizados nos bairros Santo Antônio, Maringá, Country Club, Penha, Centro, Alagadiço, Alto da Maravilha, São Geraldo, Cajueiro e Coreia. O levantamento tem por objetivo identificar terrenos que estejam tomados por matos, entulhos, lixos ou quaisquer materiais que possam trazer riscos à segurança e à saúde humana e descobrir quem são os proprietários para que sejam tomadas as devidas providências, como a retirada da sujeira e o cercamento do local.

“Diariamente a Semaurb recebe muitas denúncias da população informando a existência de lixo e queimadas em terrenos baldios. Esse é um problema que sempre existiu em Juazeiro e que motivou a equipe de fiscalização ambiental a realizar o mapeamento desses terrenos baldios”, comentou a supervisora de Meio Ambiente, Denise Santana.

Levantamento

A equipe de fiscalização ambiental da Semaurb percorre cada rua dos bairros para localizar o terreno. Em seguida, pega as coordenadas geográficas com o uso de GPS e lança em um aplicativo. Depois, através da base cartográfica do município, é identificado o setor, quadra e lote do terreno.

Os dados coletados são lançados no sistema do cadastro imobiliário do município para que seja identificado o nome, endereço e CPF do proprietário do terreno. Após essa identificação, o dono do imóvel é notificado para promover a limpeza e o cercamento do lote.

“Essa é uma ação minuciosa. Do mês de abril até agora só conseguimos identificar seis (06) proprietários. A principal dificuldade é que muitos nem residem mais em Juazeiro e a vizinhança não sabe informar. Mas a prefeitura está estudando outras alternativas para conseguir fazer a identificação e notificação dos donos desses terrenos baldios”, informou Denise Santana.

Denúncias

A população pode denunciar a existência de terrenos baldios pelo telefone (74) 3612-3581 ou indo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

Fechado para comentários

Veja também

Três mil pés de maconha são destruídos pela PM na zona rural de Antônio Gonçalves (BA)

Equipes da 54ª CIPM/Campo Formoso, voltadas às ações de combate ao narcotráfico, em contin…