Gerência de Parques e Jardins de Juazeiro atende avenidas, travessas e praças com serviços de poda

poda

A Gerência de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, iniciou o trabalho de poda em regiões do município. Esta semana a agenda de atividades incluiu as Avenidas Flaviano Guimarães e Edgard Chastinet, como também a Travessa da Rua do Cajueiro e praça do bairro São Geraldo.

Árvores desta localidade receberam os cuidados de uma equipe especializada para a retirada do excesso de galhos e folhas. A ação que virou alvo de reclamações da população está evitando que motoristas e pedestres tenham a visibilidade prejudicada em vias de trânsito, além de melhorar a iluminação e facilitar a boa formação, o crescimento, a floração e frutificação das plantas.

O gerente de Parques e Jardins, Márcio Duarte, explica que para oferecer este serviço a Secretaria baseia-se em uma programação que é montada semanalmente. “Os serviços de poda acontecem através de um planejamento estratégico que observa a necessidade das comunidades e também em pontos específicos, como Praças, avenidas e ruas de grande fluxo da cidade, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através dos canais de comunicação da secretaria”, contou Márcio.

O corte, a poda ou até a extração de uma árvore em logradouros públicos é um serviço que requer cuidado técnico e não deve ser efetuado por qualquer cidadão. Quando é necessário fazer uma intervenção a exemplo da retirada de uma árvore ou uma poda mais drástica, a SESP conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP).

Para o cidadão que deseja realizar a retirada de uma árvore num espaço público é necessário obter autorização da SEMAOP, que inicialmente irá avaliar o tipo de serviço que poderá ser efetuado. Vale destacar que, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, é crime ambiental destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia.

Fechado para comentários

Veja também

Futebol em luto: Morre em Juazeiro (BA) Celso Maravilha

O futebol juazeirense amanheceu de luto neste sábado (27).Faleceu o meia atacante Celso Ma…