Governo de Pernambuco não acatará lockdown de 21 dias do Conselho Estadual de Saúde

O secretário estadual de Saúde, André Longo, concedeu uma entrevista coletiva na qual foi questionado a respeito da recomendação feita pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-PE), orientando a suspensão das aulas presenciais e lockdown de 21 dias, diante da ocupação dos leitos para Covid-19, que chegou a 97%. Sua resposta foi que as recomendações não serão acatadas.

“O Conselho tem autonomia, mas a decisão é da autoridade sanitária. É possível que se atenda essa recomendação em relação a medidas pontuais de quarentena. Mas diante da avaliação que o Comitê de Enfrentamento faz, que recebe recomendações de vários pesquisadores, instituições e epidemiologistas, cabe ao Comitê fazer essa avaliação. Nesse momento, não vamos seguir essa recomendação do conselho”, disse o secretário.

Longo afirmou, ainda, que a educação presencial está sendo ofertada com segurança pelas escolas, não é obrigatória e configura uma prioridade para o governo. “As aulas presenciais, nas escolas públicas e privadas, tem seguido protocolos e se comportado como ambientes seguros. Não é obrigatório o ensino presencial, ele está sendo ofertado em segurança. Quando a gente nota aceleração exponencial, a gente suspende essas atividades, mas hoje nosso entendimento como comitê de enfrentamento é que essas atividades são seguras e devem ser preservadas, na medida em que a parada da educação é muito mais grave. Devem ser preservadas até que haja parada de todas as outras atividades. Educação a gente vê como prioridade”.

1 Comentário

  1. FRANCISCO GONCALVES JUNIOR

    7 de maio de 2021 em 20:40

    ô seu secretário, prioridade tem que ser vacina!! fora dessa condição não há condição de normalidade!

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …