Moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva em Petrolina (PE)

Chuvas em grande quantidade, ventos fortes, raios e relâmpagos podem ocorrer neste período na região do Vale do São Francisco. Dentro e fora de casa é preciso ter cuidados antes, durante e depois da chuva, para que acidentes, como curto-circuito ou quedas em buracos, sejam evitados.

A equipe da Defesa Civil de Petrolina desenvolve um trabalho periódico de preparação dos profissionais para minimizar impactos de incidentes climáticos, mas é fundamental que o cidadão tome algumas precauções para evitar imprevistos.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça as principais orientações ao cidadão:

Antes da chuva

O essencial é ter atenção para alguns pontos antes da chuva começar. “Os moradores devem manter calhas e bueiros limpos para prevenir o risco de entupimento durante o período da chuva”, lembra o coordenador da Defesa Civil, Cícero Dirceu.

Quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa, a pé ou de carro, durante o temporal. Como também, fatores como baixa luminosidade e efeitos imprevistos devem ser levados em conta. “É melhor atrasar ou desmarcar um compromisso do que sair de casa em meio a situações climáticas adversas”, complementa Dirceu.

Durante a chuva

Quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curtos-circuitos ou até de um princípio de incêndio. Quando houver descarga elétrica, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), batedeira, chuveiro e secador.

Na rua, os motoristas devem redobrar a atenção: os faróis devem ser ligados e a velocidade diminuída. “A gentileza também deve ser praticada no trânsito, sem ‘fechar’ o carro da faixa ao lado, principalmente nesses momentos em que o trânsito vai fluir de forma mais devagar”, alerta.

Se perder a visibilidade por causa da chuva, o motorista deve parar o carro no acostamento, evitando ficar embaixo de árvores e em postos de gasolina, para não correr riscos de queda de galhos ou de estruturas metálicas.

Após a chuva

Quando a chuva passar, é indicado que o indivíduo faça a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evitam-se doenças.

A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por cima de áreas alagadas. “Buracos podem ter sido abertos durante a chuva”, diz Dirceu.

Em uma emergência ou se tiver dúvidas, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou (87) 98106-7310. O contato pelo número de celular disponibilizado deve ser feito por WhatsApp.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …