Pernambuco segue com alta ocupação em UTI; rede pública tem taxa de 97%

Pernambuco encerrou essa quarta-feira (14) com índices altos em relação à Covid-19. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a taxa de ocupação nos leitos de UTI da rede pública está em 97%. Já na enfermaria, o número é de 83%. Na rede privada, a taxa de ocupação é de 87% nas unidades de terapia intensiva e de 68% nos leitos de enfermaria .

Também ontem, o Estado marcou um novo recorde neste ano: 83 óbitos decorrentes do novo coronavírus. “Isso é reflexo do não seguimento de protocolos nas últimas semanas”, comentou a médica infectologista Sylvia Lemos Heinrichen, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia. “Ainda se faz necessário que as pessoas se conscientizem que o vírus ainda circula e que ele vai ainda circular por algum tempo. E que vai exigir de todos nós, vacinados ou não vacinados, que adotemos as medidas de precaução como práticas habituais. Quanto tempo vai ser isso, nós não sabemos”, acrescentou.

O epidemiologista Jones Albuquerque, professor e cientista do Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), observa que os índices de isolamento social ainda são muito baixos no Estado, conforme aponta o monitoramento feito pelo laboratório da UFPE em parceria com o Google e o Facebook.

“O último dado aqui está dizendo que a gente estava em 24% por setor durante a quarentena. Agora, que a gente teve uma evolução, voltou para o patamar de 12%. Ou seja, pelo que parece, só 12% da população está quietinha em casa. E, olhe, isso aqui é um dado tecnológico, ele é muito falho. A gente chegou na quarentena em 26% nos melhores dias. A média é 14%”, disse. Segundo Jones Albuquerque, é provável que a taxa de isolamento da população seja ainda inferior ao índice apontado pela ferramenta.

Fechado para comentários

Veja também

Hospital Regional de Juazeiro recebe currículos para formação de cadastro reserva para cargo de copeiro

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado palas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID),…