Pernambuco: Após reunião do Conselho Regional de Ed. Física e Polícia Federal, emissão de diploma irregular pode virar alvo de investigação

Representantes do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), se reuniram na terça-feira (09), na a Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco  com a Delegada da Polícia Federal Dra. Mariana Cavalcanti de Sousa, com o objetivo de alinhar estratégias para combater a emissão de diplomas falsos e o funcionamento de faculdade irregulares que emitem o documento. A ação é para que a PF, juntamente com outros órgãos competentes, investigue essas ocorrências e aplique punição aos responsáveis.

“O CREF12/PE tem visto diversas entidades atuando entre as faculdades e o consumidor, formando institutos e escolas que não têm regulamentação para oferecer os cursos, mas que fazem captação de alunos e, posteriormente, parcerias com as faculdades para chancelar e vender os diplomas”, destacou o presidente CREF12/PE, Lúcio Beltrão.

A Assessoria Jurídica do CREF12/PE ressalta que a prática da falsificação do documento é crime. Tanto quem produz quanto quem utiliza o diploma irregular responde por falsificação de documento público (art. 297 do Código Penal), com pena que pode chegar a seis anos de reclusão (prisão).

O CREF12/PE destaca que é preciso um trabalho interligado entre as equipes da Polícia Civil e Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Parlamentares, Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação, Sindicato das Entidades de Educação Superior e os Conselhos Profissionais para combater esses desmandos e punir os responsáveis, pois não para de surgir faculdade irregular em centenas de cidades do Brasil, além da venda de diplomas, inclusive na Internet.

Estavam presentes o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), o 1º secretário Prof. Felipe Lira (CREF 004445-G/PE) e a advogada Dra. Uila Daiane (OAB/PE 27470).

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco tem filas de espera nas UTI’s devido ao aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave

As emergências de saúde do estado de Pernambuco estão com superlotação e com filas nas Uni…