Laboratório de Preservação Patrimonial da Univasf lança e-book sobre Arqueologia e Patrimônio

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) publicou o e-book “Arqueologia e Patrimônio: Experiências, métodos e teorias”, produzido pelo Laboratório de Preservação Patrimonial (LAPA) do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPArque) da Instituição. Primeiro volume de uma série composta por três livros, o e-book permite aos leitores um mergulho na experiência de pesquisadores e estudantes da área, através da reunião de relatos sobre pesquisas realizadas, com destaque aos recortes teóricos e procedimentos metodológicos empregados. O livro está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo site do PPArque.

O e-book “Arqueologia e Patrimônio: Experiências, métodos e teorias” é composto por oito artigos, frutos das discussões que aconteceram no 1° Simpósio de Arqueologia e Patrimônio do Laboratório de Preservação Patrimonial, realizado em 2019, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O livro apresenta exemplos de análises paisagísticas e paleoambientais de diferentes áreas do país, detalhes de características de sítios arqueológicos, além de experimentos de emprego dos materiais arqueológicos para problematizar questões associadas à identidade, gênero e transmissão de cultura, destacando a pluralidade de caminhos possíveis do fazer arqueológico.

Segundo o coordenador do LAPA e professor do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, Leandro Mageste, a coleção foi planejada para consolidar um debate amplo sobre investigações realizadas em contextos institucionais diversos e representa um esforço para valorização da produção e divulgação do conhecimento produzido nos campos da Arqueologia. “Além disso, ao nosso ver, ela contribui com o fortalecimento da Univasf no cenário nacional e, particularmente, do Campus Serra da Capivara como centro de articulação de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas”, afirma. A publicação dos próximos volumes da coleção está prevista para o primeiro trimestre de 2021 e os interessados poderão baixar todos os arquivos através do site do PPArque.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …