Vereadores discutem ensino de Libras na rede municipal

vereadores

O Secretário de Educação, Coronel Leite e a Secretária Adjunta, Gilmara Lacerda, além de técnicos e professores do ensino de Libras, se reuniram hoje com os vereadores Alvorlande Cruz, Ronaldo Silva e Maria Helena , como também representantes da Associação de Surdos de Petrolina (ASP) para discutir alguns pontos projeto de lei 049/2015, de autoria da vereadora Maria Helena , que trata do ensino da Lingua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais de Petrolina.

Na ocasião, a vereadora Maria Helena reconheceu os avanços, nos últimos anos, da educação e do atendimento às pessoas com deficiência pelo Sistema de Ensino de Petrolina e apresentou Moção de Aplausos ao Secretário de Educação, Coronel Leite, pelo trabalho desenvolvido à frente da Educação de Petrolina destacando a “ visão extraordinária de Heitor Leite para que as coisas avancem de fato”, tendo trazido uma enorme contribuição para Petrolina.

Durante a reunião, a Secretaria de Educação fez explanação dos avanços implantados no setor na Rede Municipal de Ensino. O município de Petrolina contempla o atendimento às pessoas com surdez, como previsto em Lei, tanto em aspectos de recursos humanos, quanto tecnológicos, uma vez que as escolas municipais dispõe de Atendimento Educacional Especializado em sala de Recurso. Neste atendimento o aluno surdo recebe aula de Libras; Instrutor Surdo – Pessoa surda que também ensina a Língua Brasileira de Sinais aos Surdos; Intérprete – Pessoa ouvinte que traduz o português para Libras, para alunos surdo, em sala de aula.

Gilmara Lacerda aproveitou para reforçar que “todos os alunos da Rede Municipal estão sendo atendidos” pela Prefeitura. Os instrutores de Libras, surdos e ouvintes, realizam atendimento em Libras ( 2x ou mais por semana) no contra turno e realizam o ensino de Libras na própria sala de aula do aluno e nas outras turma da escola, caso precise. Os intérpretes, interpretam a aula dada pelo professor de sala comum, e no contra turno realizam o trabalho de ensino da Língua Portuguesa e reforçando a Libras.

No encontro, Leite afirmou que a discussão sobre o ensino de Libras nas unidades escolares foi amplamente debatido na cidade, no estado e em fóruns que buscaram as melhores ações para o atendimento da pessoa com deficiência auditiva. Em Petrolina, há pouco mais de 20 alunos surdos.

Ao final da reunião, Heitor Leite apresentou uma proposta de criação de polos para o ensino de Libras, ampliando, a exemplo do que é feito com as aulas de idiomas, os locais e as pessoas a serem alcançadas. Dessa forma, aumenta-se o número de pessoas a conhecer essa língua e poder interagir melhor com os surdos.

1 Comentário

  1. Jurema Quesado e Santana

    4 de outubro de 2015 em 17:24

    Ideia ótima. Porém não temos profissionais preparados para atuar.

Veja também

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam neste sábado (31)

Encerram hoje (31), as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica…