‘Não sabia nem o que era o SUS’, diz ministro da Saúde em lançamento de campanha

Em cerimônia que marcou o lançamento da campanha do Outubro Rosa de 2020, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou só ter tomado conhecimento sobre o que é o SUS (Sistema Único de Saúde) “neste momento da vida”.

“Eu não sabia nem o que era o SUS. Eu passei a minha vida sendo tratado em instituição pública do exército, vim conhecer o SUS a partir deste momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou”, disse o ministro.

General do Exército, Pazuello asssimiu a pasta em maio deste ano, no meio da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. Primeiro como interino, após a queda de dois ministros, Nelson Teich e Henrique Mandetta. Depois, em setembro, foi efetivado no cargo.

Apesar da declarada recente intimidade com o SUS, o ministro fez questão de elogiar a ferramenta segundo ele, dá ao país a “capacidade de ser referência nos combates de muitas doenças no Brasil”, além de ter sido essencial no combate à pandemia.

Sobre o Outubro Rosa, o ministro destacou a importância do sistema para o tratamento de mulheres com câncer de mama. “O SUS garante essa assistência integral para os pacientes de câncer. Existem deficiências pontuais, mas se você olhar o todo, realmente é uma missão bem muito conduzida”, completou Pazuello.

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

Toda menina baiana tem um santo, que Deus dá Toda menina baiana tem encantos, que Deus dá …