Impasse jurídico: veja como está a situação do retorno das aulas presenciais em Pernambuco

Decisões judiciais barraram o retorno às aulas presenciais do 3º ano do Ensino Médio em Pernambuco, marcado inicialmente para ocorrer nessa terça-feira (6). A volta às atividades tornou-se então um grande impasse jurídico e, nesta quarta-feira (7), as escolas não foram abertas.

A turma do último ano seria a primeira a regressar às atividades, conforme cronograma anunciado pelo Governo do Estado em 21 de setembro – nas duas próximas terças-feiras seriam as vezes dos alunos do 2º ano e do 1º ano, na ordem. As atividades estão suspensas desde 18 de março por conta da pandemia de Covid-19 e permaneceram apenas de forma remota.

Ainda na segunda-feira (5), uma determinação da Justiça do Trabalho barrou a volta das escolas particulares, que não abriram na terça-feira. E, enquanto alguns alunos já estavam nas salas de aula das escolas da rede estadual, uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital com força de mandado suspendeu o decreto do Governo do Estado que liberava as aulas nas unidades públicas.

O Governo do Estado irá recorrer das duas decisões que determinaram a suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada. O Executivo estadual defendeu a retomada e reiterou que a medida foi tomada “com a participação de infectologistas”.

Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, R$ 5 milhões foram investidos na adaptação das escolas da rede estadual às normas previstas no protocolo de segurança sanitária.

Ensino Fundamental e Educação Infantil
O Governo de Pernambuco publicou decreto no Diário Oficial do Estado de terça-feira com a prorrogação da suspensão das aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Segundo o texto, as atividades permanecerão suspensas até, pelo menos, 19 de outubro.

A medida vale para todas as instituições do Estado, sejam públicas ou privadas. (FolhaPE)

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …