Aumento de pena por maus-tratos a animais é comemorado por ONGs e entidades de Petrolina (PE)

Todos os que fazem a causa animal no Brasil inteiro pararam esta semana, emocionados, para comemorar a sanção do PL 1.095/2019, que aumenta a punição para até 05 anos para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais – um passo histórico no combate à violência contra os animais.

A ONG Proteger em Petrolina vem promovendo ações para que os animais tenham seus direitos garantidos e destaca que a partir de agora, quem cometer crime de maus-tratos e abandono de cães e gatos vai ter o que merece: prisão. Como define o novo texto de lei, a prática de abuso e maus-tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Exemplos de maus tratos: Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar, manter preso constantemente em correntes, manter em locais pequenos e anti-higiênicos, não abrigar de sol, chuva e frio, não alimentar, deixar sem ventilação ou luz solar, utilizar em rinhas de cães.

Recentemente, houve uma reunião entre representantes de diversas instituições como Univasf, a ONG Proteger e a Prefeitura de Petrolina, para estudar uma parceria em favor da causa animal.

Além disso, para melhorar e ampliar as redes de denúncias no município, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Graziella Vasconcelos, acionou o apoio do Ministério Público, que convocou entidades como AMMA, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e OAB, onde todos assinaram um Termo de Cooperação definindo as atribuições de cada um no combate a estes crimes.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco tem filas de espera nas UTI’s devido ao aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave

As emergências de saúde do estado de Pernambuco estão com superlotação e com filas nas Uni…