Núcleo da Secretaria de Saúde da Bahia aponta intenso aumento no nº de casos de dengue em Juazeiro (BA)

Dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juazeiro, entidade vinculada à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), apontou um crescimento intenso no número de casos de dengue notificados no norte do estado, de janeiro até setembro deste ano.

A Bahia conta com nove núcleos regionais de saúde, que têm a finalidade de acompanhar as atividades relacionadas à saúde.

Em Juazeiro, o núcleo apontou que foram notificados este ano 1.518 casos da doença. No mesmo período de 2019, foram 159 registros.

A Secretaria de Saúde do município possui dados que divergem dos do Núcleo Regional de Saúde, mas que também mostram um grande crescimento de casos: 312 em 2019 e 1.564 neste ano.

A pasta ainda informou que tem intensificado as ações de combate ao Aedes aegypti, e equipes de agentes de endemia estão fazendo plantão aos fins de semana, em áreas consideradas prioridade.

Na cidade de Curaçá, os dados do Núcleo Regional de Saúde Norte-Juzeiro apontam que foram três notificados até setembro de 2019, enquanto este ano já são 153.

Em Jaguarari, foram sete casos em 2019, e em comparação com 209 neste ano. A prefeitura informou que, entre as ações realizadas no combate ao mosquito, estão o estão tratamento de reservatórios, ações educativas e utilização de carro fumacê.

O núcleo apontou também que, em Uauá, foram notificados este 138 casos de dengue. No mesmo período de 2019, foram 10 casos. A prefeitura informou que disponibilizou um disque denúncia para as pessoas indicarem os locais onde há focos do mosquito e solicitar serviços de combate.

Fechado para comentários

Veja também

Em menos de um ano, quatro tragédias climáticas mataram mais de 100 pessoas no Rio Grande do Sul 

Em menos de um ano, quatro desastres climáticos atingiram o Rio Grande do Sul. Em 2023, tr…