Município de Paulo Afonso (BA) está entre as cidades com projeto de calamidade pública aprovado pela ALBA

A Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), em sessão virtual, aprovou 158 projetos de calamidade pública devido ao novo coronavírus (Covid-19) em cidades do interior baiano, entre elas o município de Paulo Afonso.

Segundo a Alba, mais de um terço da Bahia está sob esse regime, usado para casos excepcionais de risco de perda de vidas, danos materiais ou ambientais. O presidente da Casa afirma que o estado de calamidade é um instrumento usado por prefeitos no enfrentamento da pandemia, em um contexto de queda de arrecadação e necessidade de investimento em áreas estratégicas de combate ao coronavírus e suas implicações.

O estado de calamidade pública permite aos prefeitos o descumprimento de metas fiscais prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), possibilitando adquirir empréstimos de forma compulsória com a união, prorrogar e parcelar as dívidas dos estados e municípios, antecipar o recebimento de receitas, atrasar a execução de gastos obrigatórios e a contratação de obras e serviços sem licitação. A população dos locais onde foi decretado o estado de calamidade poderá sacar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estados e municípios em estado de calamidade poderão construir novos gastos sem apontar as fontes de receita. (Ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Quarto novas mortes por dengue são confirmadas na Bahia nesta terça-feira (2), uma foi em Juazeiro (BA)

NOTA: O Conselho Tutelar informa que o caso noticiado pela imprensa nesta segunda-feira (1…