Criadores de porcos são notificados na área urbana de Juazeiro (BA)

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) através da fiscalização ambiental e a Secretaria da Saúde através da vigilância sanitária notificaram nesta quinta-feira (09), criadores de porcos por falta condições de criação no abrigo onde se encontravam. Os locais eram pequenos para manter a quantidade de animais existentes e sem higiene necessária para criação. A ação contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal.

De acordo com a Lei Complementar 018/2016, no artigo 79, inciso segundo é proibida a construção e/ou instalação estábulos, pocilgas, apriscos e similares nas zonas urbanas do Município. Além de ser proibida a criação de animais de médio e/ou grande porte na zona urbana de Juazeiro. Para criação é necessário uma série de requisitos que mantenham a higiene e o sossego público.

Para o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, o local estava insalubre, os animais estavam expostos a enfermidades, além do mau cheiro e mistura de água da chuva, lama e fezes. “É necessário manter as condições mínimas de higiene, isso é saúde para o animal e também o seu responsável. As exigências para criação de um animal, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, são para assegurar local habitável, sem risco de doenças e ambiente que não tenha reprodução de insetos que venham a acometer o ser humano por alguma doença”, descreveu.

De acordo com o Secretário da SEMAURB, Jadson Barros, os cuidados são para prevenção. “Através da notificação informamos aos responsáveis sobre a ilegalidade de alguma ação que esteja realizando e damos um prazo para a correção do erro. Com a criação de animais seguimos o mesmo procedimento, se estiverem nos logradouros públicos recolhemos ao curral municipal e o responsável tem um prazo de três dias úteis para retirar mediante pagamente de multa. Na ação dos suínos, notificamos os proprietários e demos um prazo de cinco dias ao que possuía menos animais e a retirada era mais fácil e de 15 dias para o proprietário que possuía mais animais. As ações são conforme as necessidades da lei”, explicou.

Fechado para comentários

Veja também

Três homens são presos com dez mil pés de maconha geneticamente modificada em Monte Santo (BA)

Três homens foram presos após policiais encontrarem uma plantação com dez mil pés de macon…