Uneb realizará 1ª Feira Literária de Canudos entre 21 e 24 de novembro

A Universidade do Estado da Bahia promove, entre os dias 21 e 24 de novembro, a 1ª Feira Literária de Canudos (BA), a Flican.

A iniciativa, gratuita e aberta ao público, objetiva ser um espaço de discussão e valorização de atividades artístico-culturais e obras literárias conselheiristas.

Com o tema “O Sertão vai virar arte”, o evento celebra os 122 anos da Guerra de Canudos, um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil, e irá homenagear, nesta primeira edição, Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha.

O organizador da Flican, professor Luiz Paulo Neiva, destacou a importância da realização do evento para o movimento da economia e turismo, ainda pouco explorado na região.

“Esse evento é fundamental para celebração do livro, da literatura, da cultura e da arte. Aqui o público vai encontrar uma programação rica, com forte compromisso de preservação da memória, da história desse lugar e da cultura regional”, ressaltou o organizador.

Programação:

A programação do evento reserva conferências, mesas de conversa, concerto lítero-musical, lançamento de livros, intervenções artísticas, visitas guiadas, teatro, exposições, filmes e shows, que terão como pano de fundo a cultura sertaneja.

Destaque para a conferência de abertura As sete faces de Antônio Conselheiro, que será ministrada pelo professor Leopoldo Bernucci, da Universidade da Califórnia (UC-Davis) no dia 21 de novembro, às 20h30, no Espaço Edivaldo Boaventura, no município.

Programação para público infantojuvenil:

A extensa programação da Flican reserva ainda atividades para o público infantil, como a Flicanzinha, que reunirá música, encenação, contação de histórias, atividades lúdicas e educativas.

Para o público jovem, a iniciativa traz tendas culturais, que concentrarão oficinas de robótica, produção textual e audiovisual, além da participação de estudantes de seis escolas da região, que apresentarão repertório artístico e científico, inspirados em Canudos e no sertão.

O evento conta com o apoio do Centro de Estudos Euclydes da Cunha (CEEC) da UNEB, da Prefeitura Municipal de Canudos, das secretarias estaduais de Educação (SEC), da Cultura (Secult), da Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Também apoiam a iniciativa a Fundação Pedro Calmon, a Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).

Informações: flican.canudos@gmail.com

(uneb)

Fechado para comentários

Veja também

Em menos de um ano, quatro tragédias climáticas mataram mais de 100 pessoas no Rio Grande do Sul 

Em menos de um ano, quatro desastres climáticos atingiram o Rio Grande do Sul. Em 2023, tr…