Universidades do Nordeste e do Japão firmam acordo de cooperação por educação humanista e sustentabilidade

Reitores e representantes das 18 universidades federais do Nordeste firmaram compromisso institucional no último sábado (24), com a japonesa Universidade Soka, de Tóquio. O convênio foi assinado durante a Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade.

A parceria internacional é a primeira que contempla todas as federais na história do ensino superior da região, e como estratégia norteadora as tecnologias sociais, a educação humanista e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A parceria prevê a possibilidade de cooperação por meio de diversas iniciativas. Estão previstas, entre outras ações, a mobilidade de estudantes e pesquisadores; a realização de missões de trabalho institucionais de professores e servidores; a promoção de projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária em conjunto; o intercâmbio de material de pesquisa, ensino, extensão, gestão e informações relacionadas.

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, destacou a importância desta parceria para o Nordeste, o Semiárido e o Vale do São Francisco. “É um momento ímpar que estamos presenciando. Essa parceria com a Associação Internacional Soka Gakkai e a Universidade Soka proporcionará um avanço muito grande na nossa região e contribuirá para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, da região na nossa área de abrangência. Quando formamos essa rede ela se amplia a todo o Semiárido nordestino”, disse Julianeli Tolentino. (Informações: Ascom)

 

Fechado para comentários

Veja também

Motorista de aplicativo é morto a tiros em Petrolina (PE)

Um motorista de aplicativo foi morto a tiros na tarde dessa segunda-feira, (29), no bairro…