Prefeitura de Petrolina tem programação especial sobre prevenção à leishmaniose; Confira!

A prevenção da leishmaniose visceral canina ou calazar é fundamental para conter os avanços da doença que se espalha silenciosamente pelo Brasil. Por isso, para conscientizar os tutores sobre a importância de medidas preventivas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Petrolina, está com uma programação especial nesse mês de agosto.

A primeira atividade já inicia na próxima segunda-feira (5), na Escola José Ribeiro da Silva, em Nova Descoberta, interior do município. Através do projeto ‘Aprendizes do CCZ’, ação pioneira da Prefeitura de Petrolina, já capacitou cerca de 2 mil crianças, serão ministradas palestras sobre a leishmaniose.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Graziella Vasconcelos, a conscientização é a principal arma no combate a doença que é causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito palha que, ao picar um cachorro infectado e depois o humano, causa na vítima febre alta, fraqueza, emagrecimento e em casos mais graves pode levar ao óbito.

“No animal, após infectado ele pode apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele – principalmente no focinho -, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, dentre outros sintomas”, explicou. (Ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Hospital Regional de Juazeiro recebe currículos para formação de cadastro reserva para cargo de copeiro

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado palas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID),…