Governadores do Nordeste cobram investigação sobre procuradores da Lava Jato

As reportagens do The Intercept Brasil que trazem a tona supostas trocas de mensagens entre o ex-juiz e ministro da Justiça Sergio Moro, o procurador da República Deltan Dallagnol e outros membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, motivaram os governadores do Nordeste a assinarem uma carta. No documento, os gestores estaduais consideram as informações divulgadas “de muita gravidade” e cobram investigação dos citados nas revelações do site. “As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios”, dizem em determinado trecho.

“Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso”, escreveram os governadores em outro trecho.

O fato do procurador do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol, ter afirmado em outubro de 2018 a colegas da Lava Jato que era preciso acelerar ações contra o senador baiano Jaques Wagner (PT) (leia aqui) também é citado e criticado na carta. “Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade”, defenderam os governadores no documento.

Em outro ponto da carta, os governadores do Nordeste ainda ressaltaram o apoio Lei sobre Abuso de Autoridade, em tramitação no Senado Federal. (BahiaNotícia)

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para concurso da Polícia Científica de Pernambuco começam nesta segunda (29)

As inscrições para o concurso público da Polícia Científica de Pernambuco serão aceitas a …