Hospital Dom Malan/IMIP rebate mãe que denunciou falta de atendimento a seu filho: “tentou coagir a equipe médica”

Em nota, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina rebateu as declarações de Maria Anunciada dos Santos Silva Araújo, que denunciou em vídeo no Blog o descaso da unidade em atender o seu filho; Confira a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que, neste domingo (14.04), o Pronto Socorro infantil do serviço esteve com 29 pacientes internados (sendo 03 na sala vermelha) e 20 crianças em observação, enquanto que a sua capacidade instalada é de apenas 14 leitos.

O menor de iniciais J.M.S.A., filho de Maria Anunciada dos Santos Silva Araújo, passou pela triagem neste dia, às 10h05 (correspondentes há exatos 47 minutos após a chegada), e foi classificado como amarelo (urgente). Neste período de aguardo, a enfermeira da triagem esteve auxiliando a equipe na assistência da sala vermelha, uma vez que ouve uma intercorrência no setor. Segundo relado da equipe de saúde, nesse período, a mãe foi grosseira e agiu no sentido de coagir a equipe e ter o seu atendimento priorizado.

Logo após, durante o atendimento médico, a genitora recusou a prescrição da medicação intravenosa para reidratação (tendo ela optado pela reidratação oral, mesmo com a orientação médica). Apesar da resistência da mãe, o paciente teve que posteriormente passar por uma hidratação mais vigorosa, sendo necessário o uso de acesso venoso.  No HDM ele fez exames, foi estabilizado, reavaliado e liberado após melhora.

A direção ressalta que entende a ansiedade da família diante da doença de um ente querido, mas destaca que faz de tudo para prestar um atendimento humanizado, rápido, resolutivo e de qualidade à população – mesmo diante de um quadro extremo de superlotação como tem vivenciado e de todas as dificuldades enfrentadas pelos serviços públicos de saúde no país.

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