Secretaria de Saúde de Juazeiro adota estratégia para evitar perdas de doses da vacina BCG

vacina

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que está oferecendo todas as sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, as vacinas BCG para a população, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom José Rodrigues e Angari.

A Secretaria de Saúde informa que o desabastecimento de vacinas – BCG ocorre em nível nacional, e não apenas no município. Isto se deve às dificuldades enfrentadas atualmente pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI) do Ministério da Saúde, em atender às demandas de distribuição de materiais imunobiológicos para as Secretarias Estaduais de Saúde, que por sua vez são responsáveis por fazer a distribuição das doses aos municípios.

Também seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Juazeiro em situações eventuais de insuficiência no abastecimento de doses, tem adotado o sistema de agendamento de usuários que precisam ser imunizados para uma mesma data, para evitar a perda de vacinas. A medida é necessária, por exemplo, porque um frasco de vacina BCG, que contém 10 doses, precisa ser utilizado em até seis horas depois de aberto. Caso contrário, as doses devem ser descartadas por questão de segurança.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Renata Moreira, explica a estratégia de agendamento para a aplicação da Vacina BCG. “Como não nascem dez crianças por dia no município e, depois de aberta, essas ampolas precisam ser utilizadas por completo, nós montamos a estratégia de realizar esta vacinação de forma agendada, com todas as crianças nascidas durante os finais de semana. A Maternidade de Juazeiro continua vacinando de segunda a sexta-feira e a população pode procurar essas unidades”, esclareceu à coordenadora, destacando que a vacinação está ocorrendo toda sexta-feira nas UBS dos bairros Dom José Rodrigues e do Angari. “Queremos com isso concentrar atendimentos e impedir descarte de ampolas abertas”, completou.

A BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é uma vacina contra a tuberculose, doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, porém pode ocorrer em outros órgãos. A vacina faz parte do Calendário Básico de Vacinação, sendo obrigatória para crianças recém-nascidas, que devem ser vacinadas preferencialmente nos primeiros dias de vida, porém é disponibilizada para crianças de até 5 anos.

Fechado para comentários

Veja também

Futebol em luto: Morre em Juazeiro (BA) Celso Maravilha

O futebol juazeirense amanheceu de luto neste sábado (27).Faleceu o meia atacante Celso Ma…