4º Ecovale começa hoje (26) na Uneb com palestras e minicursos

4o-ecovale-logo-1

O mercado e a realidade atual das assessorias de comunicação bem como os impactos das redes sociais no jornalismo, são temas centrais do 4º Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (4º Ecovale), que começa nesta segunda (26) na Universidade do Vale do São Francisco, voltado para alunos universitário das áreas de comunicação, marketing e propaganda, entre outros cursos, além de estudantes do ensino médio da rede pública de Juazeiro e Petrolina.

adrianoPalestras, debates, minicursos e atrativos culturais vão conduzir o evento que acontece até quarta feira (28) no Campus III, em Juazeiro(BA) e vai contar com a participação de profissionais das área de jornalismo e relações públicas que atuam em Salvador, Recife e na região. A conferência de abertura acontece a partir das 16h, no auditório do DTCS sob o tema “Mercado da Comunicação: caminhos integrados no campo empreendedorismo e das assessorias”, com Adriano de Oliveira Sampaio – Representante da Associação Brasileira de pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp).

O coordenador do 4º Ecovale, professor e  jornalista  da Uneb, Emanuel Andrade, ressalta que os temas desta edição estão na pauta do dia nos meios de comunicação diante das transformações no campos da profissão. “Com as interelações das redes sociais, seus usuários e o crescimento diante o consumidor de informações nos meios tradicionais e pela internet, é notório que muitos meios e profissionais tiveram de se adaptar. Muita coisa ainda está para acontecer provocando mudanças mercadológicas no setor. Assim o profissional precisa estar antenado”,  observa.

Amanhã (27), pegando o mote das assessorias, os jornalistas Suely Temporal, da Agência de Textos (Salvador-BA)ecovale-2 e Lula Portela, da Verbo Assessoria (Recife-PE) , falarão de suas experiências e repostas nesse campo. Na sequencia, um segunda tema focado no Jornalismo virtual traz o repórter  Sérgio Miguel Buarque, integrante  do Coletivo Marco Zero, do Recife,  para falar do portal de notícias de jornalismo investigativo,  independente e de interesse público também batizado de Marco Zero.

ecovale-participantesNa quarta-feira, último dia do Ecovale a produção acadêmica e as práticas jornalísticas entram em cena com as palestras da jornalista e professora, Sheila Borges da UFPE (Campus-Caruaru) que abordará sobre seu livro  “O Repórter Amador e as Redes Sociais” . Na mesma mesa estará a professora da Uneb Tereza Leonel, que falará sobre “Estilo e Autoria em Jornalismo”.

Na terça (27) e quarta-feira (28), antes das palestras, a partir das 16h, haverá minicursos com carga horária de 4 h nas áreas de Arena digital: uso das redes sociais pelos movimentos políticos, Fotometria, Assessoria de imprensa nas redes sociais, Livro-reportagem: da ampliação da notícia ao gênero híbrido, Assessoria de Imprensa em Saúde, e cordel. Na ocasião haverá também sarau musical e lançamento do jornal laboratório, Cobaias.

Fechado para comentários

Veja também

Casal é preso após homem arremessar cocaína, maconha e crack ao subir em telhado de residência, em Araripina (PE)

Após informações da Delegacia de Polícia Civil de Araripina (PE) de que um homem e uma mul…