44 anos de dedicação ao esporte petrolinense, Ronilson Benevides é um dos condutores da tocha

Ronilson atleta
aquivo pessoal

As vésperas de conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016, o Professor de Educação Física e Ex-atleta Ronilson Benevides se diz emocionado e satisfeito em poder conduzir o maior símbolo olímpico, “porque quando eu comecei, o maior sonho era ser atleta olímpico, ser o melhor. Esse momento histórico é muito importante, veio coroar o que já fiz e espero continuar fazendo pelo esporte petrolinense, tentando através do esporte a inclusão social, que é o maior objetivo. A inclusão de todos.” destaca Benevides.

rONILSONEle afirma que não tinha nenhuma pretensão em participar das promoções realizadas pelos patrocinadores oficiais das olimpíadas, nem mesmo pela Prefeitura, mas uma aluna, chamada Joelma Braz teve a iniciativa de contar a história do seu mestre para Comitê Olímpico Brasileiro através das redes sociais, sem saber de nada, o professor teve sua história selecionada. A previsão é que Ronilson conduza a chama olímpica por 200 metros,  no trecho que passa pelo bairro Areia Branca.

Atuando como professor nas escolas e universidades de Petrolina, Ronilson nasceu em 1962, no município de Juazeiro do Norte, no Ceará. Iniciou sua carreira esportiva aos 10 anos de idade, já no Sertão Pernambucano participando do futebol de campo, futsal e basquete. Chegou a jogar em equipes conhecidas, como do Castro Alves e América. Durante a vida de atleta, Conquistou o Campeonato Pernambucano de Basquetebol Juvenil em 1985 e foi Campeão do Nordeste em 89, nas modalidades de futsal, handebol e voleibol.

A paixão pelo esporte era tanta que ainda nos anos 80, formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Na vida profissional foi professor de voleibol, basquete, futebol e futsal do curso técnico de Educação Física. Buscando fortalecer a prática de esporte nas escolas públicas e privadas da cidade, foi técnico de uma equipe escolar, o qual foi Vice-campeão Pernambucano de Futsal e anos depois, Campeão do Nordeste de Futebol e Vice-campeão Brasileiro de Futsal. Ronilson chegou a gestor do Centro de Educação Física de Petrolina, entre 1998 a 2004, melhorando a estrutura física do local e implementando novos projetos para a instituição.

O Professor de Educação Física e Ex-atleta já acumula 44 anos de dedicação a profissão e ao esporte, enriquecendo assim a história do esporte de Petrolina. é um dos idealizadores do maior evento esportivo da região, a Copa TV Grande Rio de Futsal, o qual esteve na equipe pelo período de 14 anos, difundindo e fortalecendo a modalidade no Vale do São Francisco.

Ronilson se sente grato por ser um condutor da tocha e aproveita o momento para agradecer os atletas das mais diversas modalidades, especialmente, os atletas que participaram de equipes, não só os campeões, mas todos, pois desde 1984 a cidade tem equipes esportivas. Ele ainda lembra dos seus maiores apoiadores, “não posso esquecer  dos meus professores Manoel Santana, Samuel, Bosquinho de Cabaú, foram quem me incentivaram para o esporte”, lembra Alencar, que ainda pontuou “o mais importante é formar o cidadão e depois o atleta e se possível o campeão”, concluiu Benevides.

2 Comentários

  1. Professor Jamilton Rodrigues

    26 de maio de 2016 em 09:32

    Parabéns professor, pelo seu desempenho, sempre disse que o senhor é merecedor desse momento histórico. Adimiro o senhor e me espelho em seu trabalho como profissional.

  2. emerson de souza

    26 de maio de 2016 em 19:31

    ele foi meu professor de ed.física no 6 ano

Veja também

Arroz importado será vendido a R$ 4 por quilo, diz Conab

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, confirmou que …