Visita do Sintrape em Petrolina tratará da precariedade do Instituto Agronômico de Pernambuco

Dados coletados pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), confirmam que os investimentos no IPA vêm diminuindo cerca de 30% a cada ano, impactando na pesquisa, extensão rural e infraestrutura dos recursos hídricos. Milhares de famílias são afetadas. A diminuição gradual tem refletido na execução de ações que visam o fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado. Também reflete na questão salarial. Os trabalhadores estão sem reposição há quatro anos, amargando uma defasagem de mais de 23% de perdas, sem contar que 10% dos empregados ganham um salário-base abaixo do salário mínimo. O sindicato, porém, não está omisso, e vem lutando para mudar este quadro.

Muitas mobilizações foram feitas no segundo semestre deste ano. Uma delas, foi a Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), dia 14 de maio, que lotou o auditório da casa e reuniu sete deputados estaduais nas discussões em defesa do Instituto.  Já a omissão do Governo Estadual é observada nas mais de 180 unidades do IPA espalhadas pelo interior que funcionam em situações precárias, sem a menor condição de oferecer trabalho digno aos pesquisadores e extensionistas e com quadro de pessoal defasado, necessitando a realização de CONCURSO PÚBLICO imediato. Este, um dos maiores pleitos do sindicato.

Para tratar da precariedade do IPA, discutir soluções e outras medidas com os trabalhadores do Instituto, lotados no interior, o Sintape visitará, no período de 09 a 30 de julho de 2018, todas as unidades do Estado, incluindo as Gerências Regionais e Estações de Pesquisa. Neste primeiro do IPA. Nos encontros serão tratados ainda; a construção dois documentos com propostas das categorias (IPA e Perpart) para presentar aos candidatos ao Governo do Estado e a formatação das Pautas de Reivindicações, referentes à Campanha Salarial dos servidores das duas instituições.

Durante o período de visita à base, a diretoria do Sintape aproveitará para conversar com a imprensa das cidades visitadas com o objetivo de envolver a mídia e a população geral na luta em defesa do desenvolvimento da Agricultura Familiar, da Pesquisa e da Extensão em Pernambuco. “Precisamos do engajamento da imprensa do interior e de todo o Estado nessa mobilização. Estamos lutando para mudar o quadro atual e garantir comida de qualidade na mesa do Pernambucano, assim como também trabalho digno para os agricultores, extensionistas e demais envolvidos no processo de pesquisa dos alimentos no nosso Estado”, conclama o presidente do Sintape, Adailton Melo.

A visita em Petrolina será na próxima segunda-feira, 09 de julho.

Fechado para comentários

Veja também

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou …