Transplante: Petrolina é referência em captação de coração em Pernambuco

Captação

A Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), avalia que o número de captações de órgãos na cidade vem aumentando gradualmente nos últimos dois anos. Em 2014 foram três captações de coração, em 2015, até setembro, já são nove.

A enfermeira gerente da OPO, Samira Moraes, em Petrolina, ressalta que “até o mês de setembro de 2015, foram realizadas 29 captações de órgãos: 23 fígados, 27 rins, como são dois, temos o total de 54, e nove de coração” afirma.

A OPO funciona em Petrolina desde 2012 e realiza um trabalho que é referência em Pernambuco, através de buscas ativas em todos os hospitais da cidade, procurando pacientes com diagnóstico de morte encefálica para uma possível doação de órgãos 24 horas por dia.

“O procedimento entre a captação e o transplante precisa ser rápido, pois os órgãos têm uma duração curta de sobrevivência fora do corpo. Exemplos, o coração pode ser mantido fora do corpo até cinco horas, rins até 48 horas e o fígado por no máximo 24 horas”, explica Samira.

Depois de captados os órgãos são enviados para Recife, onde são realizados os transplantes. A maioria das doações realizadas são de fígado, rins, e coração. Petrolina é referência na captação de coração em todo estado de Pernambuco.

Samyra Moraes, afirma que “após o diagnóstico de morte encefálica, a família do paciente é entrevistada sobre a possibilidade de doação. A família aceitando, vem uma equipe de recife para a captação desses órgãos, esses órgãos são encaminhados para recife, para assim serem implantados em um receptor”, friza.

Existem 1.302 pessoas na lista de espera de órgãos em Pernambuco. Destes, cinco são para coração, 209 para córneas, 979 para rins, dois para rins e pâncreas, 26 medula óssea e 81 para fígado.

“A doação de órgãos é de suma importância, pois só assim pode se retirar uma pessoa na fila por um transplante”. Finaliza a enfermeira gerente.

2 Comentários

  1. Luciana

    27 de outubro de 2015 em 00:01

    É! A pessoa dá entrada no hospital de trauma, fica a família louca do lado de fora por notícias e simplesmente é ignorada, mas após ser contatado a hipótese de morte encefálica, toda equipe se prontifa com toda paciência do mundo a cercar de atenções exageradas em torno da família com um único interesse, os órgãos.
    E enquanto a família se apega a qualquer fio de esperança de seu ente querido possa não morrer, para eles ali é apenas uma possibilidade de ter o nome do hospital divulgado por o transplante de um monte de órgão, sem nem ao menos lembrar que aquele é o mesmo paciente que ficou por horas a espera de um atendimento sob uma maca na chamada sala vermelha, enquanto seus familiares sofriam angustiados do lado de fora, para saber pelo menos se o tal do neurologista, que não se encontra no hospital já havia chegado e se pelo menos algum exame tinha sido realizado.
    Enquanto após a constatação de morte encefálica enquanto a família chora ao ver seu ente morto sob aparelhos, envolto em uma manta térmica com o único intuito da conservação dos órgãos, uma equipe já aguarda como urubus a chegada de um bendito exame que vem de Recife para, após a aceitação da família fazer o escárnio sem nenhum pudor.
    Isso é Brasil.

  2. Weliton

    29 de outubro de 2015 em 07:34

    Luciana, que pena que você tem uma mente tao mediocre a ponto de chamar uma equipe de Saude de Urubus…ninguem em qualquer hospital do mundo tem prazer na morte do outro e nem fica ” agorando ” os pacientes…quanto a assistencia a equipe da OPO é uma e da unidade em questao é outra se a familia se sentiu desamparada procura a ouvidoria do hospital universitario e faz uma queixa e resolve mas fazar esse alarde que vc ignorantemente, covardemente e egoistamente fez…sinceramente eu desejo que nem você nem ninguem de sua familia precise de um orgao em vida pra que voce saiba sentir como eh estar do outri lado da situacao.

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…