Temporais, seca e estiagem levam dez cidades à situação de emergência

Chuvas fortes e longos períodos de seca e estiagem motivaram a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, a reconhecer situação de emergência em mais dez cidades brasileiras. A medida permitirá que as prefeituras solicitem apoio federal para ações de socorro e assistência à população e para o restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água.

Os fortes temporais provocaram enxurradas na cidade de Itabuna, na Bahia. Em Caracaraí, no estado de Roraima, inundações afetaram boa parte da população. Já em Sengés, no Paraná, chuvas de granizo danificaram várias casas. Já a estiagem está prejudicando moradores das cidades de Jaguaribara (CE), Tobias Barreto (SE) e, em Minas Gerais, os municípios de Divisópolis, São Francisco, Luislândia e Guaraciama. Na cidade de Frei Paulo, também em Sergipe, foi o longo período de seca que levou à emergência.

portaria foi publicada na edição de terça-feira (7) do Diário Oficial da União e tem validade de 180 dias.

Apoio

O auxílio emergencial disponibilizado pela Sedec inclui distribuição de kits de assistência humanitária e de água potável, remoção de famílias em áreas de risco, limpeza de vias públicas e recuperação de áreas danificadas, dentre outras ações. Já regiões afetadas por longos períodos de seca e estiagem, por exemplo, podem ter garantia de abastecimento de água imediato por meio de carros-pipa.

Fechado para comentários

Veja também

Primeira etapa: Ao todo, 97 ruas serão pavimentadas em Petrolina (PE)

O maior programa de pavimentação já executado em Petrolina entra numa nova fase. O prefeit…