Setembro Amarelo: Petrolina em alerta para prevenção ao suicídio

0

Ao longo do mês de setembro, a Prefeitura de Petrolina estará realizando ações como parte da campanha ‘Setembro Amarelo’, de prevenção ao suicídio. As atividades buscam a conscientização da população a respeito do problema, considerado de saúde pública.

As ações serão coordenadas pela  Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) que está desenvolvendo atividades sobre a importância do diálogo e da informação. As equipes dos Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) e do Programa Criança Feliz, coordenadas pela Secretaria Executiva de Proteção Social Básica, estão realizando ações em escolas e unidades básicas de saúde através de palestras; atividades lúdicas e panfletagem com materiais informativos sobre os assuntos.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Social, Doriane Secchi, o tema é de extrema relevância para a sociedade. “Falar de suicídio ainda é um tabu para muitos, mas precisamos promover a conscientização. É papel do poder público oferecer não só tratamento de saúde, mas também acolhimento social. As pessoas, em todas as faixas etárias, precisam saber onde e como procurar ajuda”, pontua.

 Setembro Amarelo- O Movimento teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV); Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O seu principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

O CVV disponibiliza o site www.cvv.org.br para assistência. (Foto: Jonas Santos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

FAB transporta 30 venezuelanos para Pernambuco

A Força Aérea Brasileira transportou, na última terça-feira (18), um grupo de 30 venezuela…