Senador Fernando Bezerra apresenta projeto de lei em homenagem a deputado Osvaldo Coelho

fernando

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) homenageou hoje (3), na Tribuna do Senado, o deputado Osvaldo de Souza Coelho, falecido no último domingo (1º), em Recife (PE), após sofrer uma parada cardíaca. Durante o pronunciamento, Fernando Bezerra apresentou Requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento de Osvaldo Coelho e antecipou que irá protocolar, ainda nesta terça-feira, projeto de lei para designar o nome do deputado ao Projeto de Irrigação do Pontal, em fase de implementação no município de Petrolina (PE).

De acordo com o senador, Pontal abrirá mais 7,5 mil hectares de agricultura irrigada no município de Petrolina. “Que foi onde Osvaldo sempre encarou suas principais lutas e embates políticos”, enfatizou Fernando Bezerra Coelho. Tio do senador, Osvaldo Coelho tinha 84 anos de idade e dedicou-se à política por mais de 44 anos, período em que foi deputado estadual e federal e secretário de Fazenda do Estado de Pernambuco.

Na Tribuna do Senado, Fernando Bezerra lembrou a dedicação de Osvaldo às questões do Sertão – especialmente, às do Vale do São Francisco – e destacou a atuação do deputado na área da educação. “Ele foi, seguramente, um dos mais importantes homens públicos da história política do nosso estado de Pernambuco”, disse. Por sua voz, falaram muitos pernambucanos; especialmente os homens e mulheres do Sertão, que encontraram em Osvaldo alguém sempre disposto a defendê-los e representá-los”, completou o senador.

Osvaldo Coelho foi um dos principais articuladores para a instalação, no município de Petrolina, do Instituto Federal do Sertão – antiga Escola Técnica e Agrotécnica Federal – e da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). “Que, atualmente, formam milhares de jovens, levando mais qualificação para a mão de obra e produzindo ciência e conhecimento nas terras sertanejas”, ressaltou Fernando Bezerra.

Ao pontuar que a trajetória de Osvaldo Coelho deixa um importante legado aos pernambucanos, o senador lembrou que o deputado – conhecido como “Doutor Osvaldo” e “A Força do Sertão” – foi “um guerreiro” em favor da irrigação. “Que transformou uma terra árida no maior polo da fruticultura brasileira e no segundo maior produtor de vinho do país”, destacou Fernando Bezerra Coelho.

Em aparte ao pronunciamento, o senador Agripino Maia (DEM-RN) elogiou a atuação da Família Coelho em benefício da população nordestina. “Eu tinha muito orgulho do deputado Osvaldo Coelho”, afirmou Maia. “A vida de vocês é de extrema dedicação à nossa Região Nordeste. E Osvaldo era um homem de extremo espírito público”, acrescentou.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), que presidia a sessão ordinária no instante do pronunciamento de Fernando Bezerra, também emendou as homenagens a Osvaldo Coelho. “Quero, em meu nome e em nome do Senado, me associar às homenagens ao deputado. A perseverança, o compromisso e a luta dele por Pernambuco – em especial, pelo Sertão – era algo que nos enchia de orgulho”, ressaltou Jucá.

Fechado para comentários

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…