Projeto Sonora Brasil leva para Petrolina a Banda Manauense

0

O Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, recebe mais uma etapa do projeto nacional Sonora Brasil. Em sua 20º edição, a iniciativa leva para a cidade neste domingo (22) a Banda Manauense. O grupo, que é de Manaus, integra o tema em circulação deste biênio “Bandas de música: formações e repertórios”. O acesso é gratuito.

A abertura tem início às 19h com a Banda Marcial Império Petrolinense, sediada na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Em seguida, às 20h, a Banda Manauense sobe ao palco.  A sonoridade e o repertório deste grupo fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até hoje.

O grupo foi incluído no projeto Sonora Brasil para apresentar ao público um recorte derivado das tradicionais bandas de origem militar. Integram a Banda Manauense os músicos Cláudio Abrantes (flauta), Jonaci Barros (saxofone), Vadin Ivanov (clarinete), Rodrigo Nunes (bombardino), Paulo Dias (trompete), Carlos Alexandre (sousafone), Ronalto Alves “Chinna” (percussão) e Neto Armstrong (banjo).

Sonora

Em seus 20 anos de circulação nacional o projeto Sonora Brasil, do Sesc, apresenta ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. O projeto está apresentando os temas ‘Na pisada dos cocos’ e ‘Bandas de música: formações e repertórios’ no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Petrolina recebe nesta etapa o tema “Bandas de música: formações e repertórios”, que tem a intenção de traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos e responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

BNB anuncia concurso público

O Banco do Nordeste anunciou, que dentro de um mês, será publicado o edital de seleção par…