Projeto seleciona idosos para pesquisa “Musculação para seu Cérebro” em Petrolina

O Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o projeto de pesquisa “Musculação para seu Cérebro”. A iniciativa tem como público alvo homens e mulheres, com idade a partir de 65 anos, sedentários e com queixas de memória e atenção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de agosto. São disponibilizadas 80 vagas.

O projeto irá trabalhar com atividades de musculação supervisionada ou orientação educacional para tratamento das queixas cognitivas e promoção da saúde e bem-estar geral. Os participantes também receberão avaliações, como aferição da pressão arterial, batimento cardíaco, capacidade de caminhar, força e massa muscular, entre outros.

Para participar do projeto, é necessário que o idoso não tenha Diabetes, doenças cardíacas, psiquiátricas ou neurológicas diagnosticadas. Os interessados devem realizar a inscrição, presencialmente, no período da manhã, das 8h30 à 12h, na sala de musculação do Colegiado de Educação Física, Campus Sede, em Petrolina (PE). É preciso levar um documento de identificação.

O projeto será dividido em três turmas: duas práticas e uma destinada a palestras educativas. A divisão será feita através de um sorteio. As aulas práticas irão ocorrer nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 8h às 9h e 9h às 10h, na sala de musculação do Colegiado de Educação Física, Campus Sede.

As palestras educativas fazem parte da “Educação para Saúde”, na qual os idosos vão assistir palestras com temáticas voltadas à saúde na terceira idade. As discussões irão acontecer uma vez por semana na Universidade de Pernambuco (UPE), Departamento de Fisioterapia, Campus Petrolina. As aulas práticas e as palestras iniciam no dia 27 de agosto.

A iniciativa tem parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fazem parte do projeto 11 membros, incluindo estudantes do Programa de Pós- Graduação de Educação Física da Univasf, da UPE e UFPB, além de fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.

1 Comentário

  1. wandirlene antunes lima

    17 de julho de 2018 em 07:19

    Bom dia! É muito bom esses projetos .Gostaria de dau uma sugestão, desenvolva um projeto para portadores de mieloma multiplo pq nós precisamos ter uma vida ativa com atividades e precisa de orientação.

Veja também

Aneel aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o Reajust…