Plenária do CBHSF debate o rio São Francisco

1

mancha

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza, no município pernambucano de Petrolina, nos dias 21 e 22 de maio, a sua XXVII Reunião Plenária, que terá como tema central a “crise hídrica”. Reunindo todos os seus 62 membros, o colegiado do CBHSF debaterá outros temas durante o encontro. A reunião acontecerá no Quality Hotel, localizado na Avenida Cardoso de Sá, 201 – Orla II.

A cidade de Petrolina, situada às margens do Velho Chico, foi escolhida pela sua importância social, cultural e histórica para a bacia, sendo um dos centros de desenvolvimento econômico, a partir da utilização das águas do rio para atividades produtivas como agricultura e pesca, além do rico potencial artístico e turístico que também se relaciona com a dinâmica do São Francisco.

O tema central da plenária será “Crise hídrica: a difícil travessia de 2015”, aprofundando as discussões sobre o acirramento, neste ano, da grave situação hídrica do país, como a estiagem no Nordeste e a crise de abastecimento em grandes centros urbanos, e que atingem duramente a bacia do Velho Chico. Também estão previstas, durante o encontro , apresentações das ações realizadas pelas quatro Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), análise do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco, a segunda edição da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico (3 de junho), debates sobre os efeitos da estiagem no âmbito da bacia hidrográfica, entre outros temas, como a preocupação do Comitê com os impactos ambientais provocados pelas variações da vazão do rio.

Além dos membros titulares (ou dos suplentes, em casos de necessidade de substituição), a plenária do CBHSF, que acontece semestralmente, sempre reúne autoridades e especialistas ligados à gestão de recursos hídricos e ao meio ambiente, como pesquisadores de universidades localizadas na bacia e representantes do Ministério Público. Para a conferência de abertura, por exemplo, que acontece no dia 21 de maio, às 10h e destaca o tema central da plenária, serão convidados representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Articulação São Francisco Vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Nossa expectativa é fazer mais com amor, com dignidade, com respeito ao cidadão”, diz prefeito de Petrolina, Miguel Coelho

Pra mostrar que não quer apenas festas para Petrolina, o prefeito Miguel Coelho bateu papo…