Petrolina realizará primeiro mutirão de cirurgias de catarata no próximo fim de semana

Petrolina inicia neste mês, uma série de mutirões para cirurgias de catarata. O primeiro acontecerá no próximo final de semana, nos dias 20,21 e 22, quando serão realizadas 60 cirurgias. Podem participar, pacientes que já passaram pelo oftalmologista e que estão com encaminhamentos para realização do procedimento cirúrgico.

De acordo com a secretária executiva de Gestão à Saúde, Cássia Guimarães, o objetivo do mutirão é atender e eliminar a demanda reprimida do hospital Saúde Visão. “As marcações estão sendo feitas pela regulação da Secretaria de Saúde, e nossa intenção é eliminar a fila de espera. Vamos resolver as pendências e assim que o paciente estiver com os exames prontos, será marcada a data da cirurgia. Nossa intenção é facilitar a vida dos usuários”, ressaltou.

No período de janeiro a junho deste ano, a Secretaria de Saúde autorizou cerca de 360 laudos cirúrgicos de catarata. “Não temos fila de espera para autorização desse tipo de cirurgia, porém, ficamos sempre à disposição da capacidade instalada dos nossos prestadores. Nós já estamos negociando com as clínicas e hospitais para agilizarmos esses procedimentos”, frisou.

Os pacientes devem levar o documento de Registro Geral (RG), o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência.

CATARATA

A catarata é uma opacidade de lente natural do olho. As pessoas que têm o problema apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada; sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): ARMUP multa COMPESA em mais de R$ 300 mil por crime ambiental

Com o objetivo de verificar as condições de infraestrutura e de operação da Estação de Tra…