Petrolina e região participam da campanha: “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”

1

viro

O Rio São Francisco está em risco e é preciso defendê-lo. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza uma intensa campanha de mobilização nacional que visa chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do Velho Chico.

Na programação, uma série de atividades irá mobilizar diversas cidades do Alto São Francisco. As ações se concentrarão no município mineiro de Lagoa da Prata; no Sub Médio, no trecho do rio entre as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA; no Médio São Francisco, a mobilização será em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia; e no Baixo, o foco será Penedo, às margens das águas alagoanas do São Francisco.

Em cada localidade, grupos culturais, escolas, associações comunitárias e instituições governamentais participarão de barqueatas (comitiva de barcos), peixamentos (colocação de peixes no rio), exposições, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.

O rio São Francisco é, acima de tudo, brasileiro. Com uma extensão de 2.700 quilômetros, é o maior rio que nasce e deságua no nosso país. Sua bacia integra o Nordeste e Sudeste, ligando sete estados e abrangendo mais de 500 municípios. Presente na vida de 15 milhões de pessoas, suas águas são a principal fonte de abastecimento da região semi-árida e ocupam um papel importante na vida de uma população que carinhosamente o apelidou de Velho Chico. No entanto, muitos problemas ameaçam a grandeza do rio e para achar uma solução é preciso saber por onde começar.

O evento faz parte da campanha “Eu viro Carranca para defender o Velho Chico”,as atividades que acontecerão no dia 3 de junho, marcam o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Inscrições para o vestibular da Faculdade Soberana segue até amanhã (21) pelo site e até dia (24) na secretaria da Faculdade

Os estudantes interessados em cursar Odontologia na Soberana – Faculdade de Saúde de…