Mensalidades de faculdades privadas em Pernambuco sobe 10,5% no primeiro semestre de 2017

O Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado no Brasil, estudo que mensura os principais indicadores do ensino superior privado brasileiro, mostrou que as mensalidades das faculdades privadas em Pernambuco ficaram mais caras. A inflação média para o estado ficou em 10,5% no primeiro semestre de 2017, acima do nível nacional que apresentou um aumento de 6,2% em cusos presenciais em relação ao mesmo período do ano passado. Já os cursos de Educação a Distância (EAD) no Brasil, registraram um aumento de 12,7%. Essas variações estão acima dos 4,6% observados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no acumulado dos últimos 12 meses.

Esses resultados foram levantados pela Inteligência de Mercado do Quero Bolsa e levou em conta a variação do preço cheio neste primeiro semestre, ponderado pela captação apresentada pelo último Censo de Educação Superior de 2015. De acordo com o fundador e CEO do Quero Bolsa, Bernado de Pádua, esse índice pode ser explicado pelo aumento de custos e dos investimentos em infraestrutura realizados pela instituições superiores privadas para atender melhor a exigência do mercado.

O panorama também apresentou a variação do preço médio por categorias de cursos, seguindo a segmentação de área geral definida pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os cursos presenciais de Saúde, Bem Estar Social, Ciências, Matemática e Computação apresentaram a maior inflação do período no país, já em relação ao EAD, a maior variação de preço foi apresentada pelos cursos das áreas de Engenharia, Produção, Construção e Serviços.

Cursos mais lembrados em Pernambuco, segundo o Panorama Quero Bolsa:

Direito
Enfermagem
Administração
Fisioterapia
Psicologia
Nutrição
Ciências Contábeis
Pedagogia
Educação Física
Farmácia
Medicina
Odontologia
Recursos Humanos
Serviço Social
Engenharia Civil

 

Fechado para comentários

Veja também

Primeira etapa: Ao todo, 97 ruas serão pavimentadas em Petrolina (PE)

O maior programa de pavimentação já executado em Petrolina entra numa nova fase. O prefeit…