Meliponicultura será estimulada junto aos produtores das Unidades de Conservação da Caatinga em Petrolina

amma

Projeto já consolidado de preservação ambiental, as Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), criadas por Lei pela Prefeitura de Petrolina e coordenadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), têm tudo para implementar suas atividades em 2016. Isso porque a ideia do órgão ambiental é estimular os produtores rurais participantes do programa, a desenvolverem a criação de abelhas nativas do Bioma Caatinga, a exemplo das espécies Mandaçaia, Manduri, Moça Branca. Além de terem uma fonte a mais de renda, os empreendedores rurais também estarão contribuindo para evitar a extinção das abelhas.

“Estas abelhas são nossos principais polinizadores. Toda a cadeia produtiva depende do trabalho delas. No entanto, por falta de informações, pelas queimadas, por manejo inadequado, dentre outros motivos, a espécie corre sério risco de extinção. Isso, certamente, é motivo para estarmos atentos e trabalharmos pela manutenção das abelhas. É interessante ressaltar que estes insetos são responsáveis por até 80% da polinização na área de Caatinga”, explica o assessor técnico da AMMA, Clefson Sena.

Esta semana, durante a reunião mensal da UCCA, os produtores participaram da palestra intitulada “Introdução a Meliponicultura”, ministrada por Clefson Sena. Na ocasião, eles conheceram sobre manejo adequado, benefícios da cultura, produtos que podem ser obtidos através da criação de abelhas. Uma aula prática já foi agendada para o próximo dia 19, onde os dez participantes do programa de conservação, irão visitar um meliponário situado a cerca de 30 quilômetros da cidade.

“É uma cultura de manejo simples, que dispensa a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual; o investimento inicial é acessível e os ganhos são muitos. É sem dúvida uma atividade que vai dar um incremento a mais ao que eles já desenvolvem em suas atividades cotidianas”, complementa Sena. De acordo com o consultor técnico, os produtores mostraram interesse em efetivar mais essa atividade.

Da criação de abelhas, pode-se obter como produto, além do mel; ceras, geleias, colmeias para recriação, aluguel de colmeias para polinização. Vale ressaltar que nas áreas das UCCA´s, as abelhas a serem introduzidas deverão vir de áreas de desmatamento legal, com a autorização de órgãos competentes.

“A ideia destas unidades é a de justamente preservar e conservar nosso Bioma Caatinga, em complexidade de fauna e flora. Petrolina dá um importante passo nesse contexto, através da manutenção das UCCA´s. Quanto mais atividades direcionadas pudermos estimular aos produtores, melhor será o resultado. O homem do interior mostra que é possível ter desenvolvimento com sustentabilidade”, destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

Fechado para comentários

Veja também

Por unanimidade: Petros receberá Título de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

A Câmara Municipal de Petrolina (PE), aprovou por unanimidade os Projetos de autoria do pr…