Lucas Ramos cobra solução para fornecimento de energia em assentamentos no Sertão

lucas

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) denunciou, na tarde desta quarta-feira (5), no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que centenas de agricultores dos assentamentos irrigados do Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, e do Brígida, em Orocó, estão impedidos de cultivar suas lavouras de banana, uva, coco, manga e goiaba devido aos sucessivos cortes de energia elétrica. As interrupções no fornecimento têm acontecido porque a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) não vem efetuando o pagamento das contas para a Celpe.

“Sabemos que o Governo Federal é responsável pelo pagamento da energia elétrica desses assentamentos, mas a regularização do débito é burocrática, falta vontade política e, ao que parece, recursos para quitar o débito”, pontuou o parlamentar, vice-líder da bancada do Governo do Estado na Alepe.

Sem energia elétrica, as bombas de água param de funcionam e os produtores não têm como irrigar as plantações. Em seu discurso, o parlamentar citou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que se pronunciou na Câmara dos Deputados sobre o tema; e a prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, que também se manifestou, cobrando soluções.

Lucas Ramos propôs à Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e à Comissão de Agricultura a convocação do presidente da Codevasf, Felipe Mendes, e de representantes do Ministério da Integração Nacional para discutir uma solução para o problema. “Precisamos saber porque esses pagamentos à Celpe não estão sendo efetuados e como podemos chegar a um acordo que não prejudique centenas de famílias que sobrevivem da agricultura”, finalizou.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam neste sábado (31)

Encerram hoje (31), as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica…