Levante Popular da Juventude denuncia fechamento da Biblioteca Municipal de Juazeiro-BA

0

biblioteca

O Movimento Levante Popular da Juventude vem denunciar o FECHAMENTO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA.  é o que afirma os integrantes do movimento. Confira a carta:

Por inúmeras vezes a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho localizada no centro da cidade de Juazeiro foi fechada sob a desculpa de reforma por conta de danos ocasionados pela chuva.

Seria uma desculpa razoável se o fato não tivesse se repetido ao menos 4 vezes nos últimos 5 anos. Tal fato evidencia a precariedade com que a obra e a educação pública são conduzidas. Além disso, são comuns reclamações entre os que frequentam o espaço a respeito da obsolescência do acervo (livros extremamente antigos, escassos e em péssimo estado de conservação), o péssimo funcionamento da internet – que, na prática, não funciona, os condicionadores de ar insuficientes, a falta de controle sobre quem entra e sai para outros fins (usar banheiros, bebedouro etc.).

Ressalte-se a importância das bibliotecas municipais como aparelho fundamental da educação no país e consideremos que é inadmissível que uma cidade do porte de Juazeiro reduza a disponibilidade de locais adequados para o estudo por períodos de tempo tão frequentes e longos.

Todas as vezes que esse transtorno ocorreu aos cidadãos, faltou esclarecimento razoável: qual o real motivo do fechamento, para onde foram realocados os funcionários, qual a previsão de reabertura, etc. Que não falte ao conhecimento da administração pública que a Lei de acesso à informação abrange tais tipos de esclarecimentos e que a população carece deles para organizar suas atividades estudantis.

A gestão atual deve ter a consciência da prioridade que tem os prédios públicos voltados à educação como as bibliotecas, pois a falta delas afeta diretamente o rendimento de estudantes de nível fundamental, médio, superior, pós-graduandos, concurseiros, etc. Esteja claro que nunca faltou público na biblioteca, que mesmo com toda a precariedade, o povo juazeirense sempre se dispôs a utilizá-la e que ela está fechada por irresponsabilidade e negligência do poder.

Afirmamos que precisamos de um andamento rápido da reforma, que ela não seja utilizada como “elefante branco” e que a cada chuva não seja necessária uma outra reforma. Permaneceremos em luta até que haja a reabertura o mais brevemente possível da biblioteca municipal.

O povo quer ter o direito de ler e estudar! Queremos a biblioteca pública aberta já!

Levante Popular da Juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

IV Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas será realizada amanhã (22) em Juazeiro

Neste sábado (22), será a IV Etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas em Juazeiro…