Levante Popular da Juventude denuncia fechamento da Biblioteca Municipal de Juazeiro-BA

0

biblioteca

O Movimento Levante Popular da Juventude vem denunciar o FECHAMENTO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE JUAZEIRO-BA.  é o que afirma os integrantes do movimento. Confira a carta:

Por inúmeras vezes a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho localizada no centro da cidade de Juazeiro foi fechada sob a desculpa de reforma por conta de danos ocasionados pela chuva.

Seria uma desculpa razoável se o fato não tivesse se repetido ao menos 4 vezes nos últimos 5 anos. Tal fato evidencia a precariedade com que a obra e a educação pública são conduzidas. Além disso, são comuns reclamações entre os que frequentam o espaço a respeito da obsolescência do acervo (livros extremamente antigos, escassos e em péssimo estado de conservação), o péssimo funcionamento da internet – que, na prática, não funciona, os condicionadores de ar insuficientes, a falta de controle sobre quem entra e sai para outros fins (usar banheiros, bebedouro etc.).

Ressalte-se a importância das bibliotecas municipais como aparelho fundamental da educação no país e consideremos que é inadmissível que uma cidade do porte de Juazeiro reduza a disponibilidade de locais adequados para o estudo por períodos de tempo tão frequentes e longos.

Todas as vezes que esse transtorno ocorreu aos cidadãos, faltou esclarecimento razoável: qual o real motivo do fechamento, para onde foram realocados os funcionários, qual a previsão de reabertura, etc. Que não falte ao conhecimento da administração pública que a Lei de acesso à informação abrange tais tipos de esclarecimentos e que a população carece deles para organizar suas atividades estudantis.

A gestão atual deve ter a consciência da prioridade que tem os prédios públicos voltados à educação como as bibliotecas, pois a falta delas afeta diretamente o rendimento de estudantes de nível fundamental, médio, superior, pós-graduandos, concurseiros, etc. Esteja claro que nunca faltou público na biblioteca, que mesmo com toda a precariedade, o povo juazeirense sempre se dispôs a utilizá-la e que ela está fechada por irresponsabilidade e negligência do poder.

Afirmamos que precisamos de um andamento rápido da reforma, que ela não seja utilizada como “elefante branco” e que a cada chuva não seja necessária uma outra reforma. Permaneceremos em luta até que haja a reabertura o mais brevemente possível da biblioteca municipal.

O povo quer ter o direito de ler e estudar! Queremos a biblioteca pública aberta já!

Levante Popular da Juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais 500 estudantes são beneficiados pelo projeto ‘Leitura Atuantes’ da 73ª CIPM de Juazeiro

Os policiais da 73ª CIPM, comandada pelo Major PM Eduardo Almeida Cunha, realizaram, no pe…