IF Sertão-PE adota tradutor de Libras

0

if

Leitores usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão acesso facilitado aos conteúdos publicados no site do IF Sertão-PE. A partir desta quinta-feira (30), a instituição passa a adotar o tradutor ProDeaf para fazer a conversão dos textos do Português para Libras.

A ferramenta está localizada do lado direito da tela e pode ser identificada pela presença do símbolo universal da surdez. Clicando no ícone, basta aguardar o carregamento e selecionar, com o cursor do mouse, o trecho de texto que se deseja traduzir.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, mais de 4 milhões de pessoas possuem algum grau de surdez, no país. Em vários de seus campi, o IF Sertão-PE promove ações para atender a esta parcela da população, como cursos de formação de intérpretes, cursos básicos, intermediários e de nível avançado de Libras para servidores, alunos e comunidade externa, além de semanas temáticas inclusivas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) da Reitoria, Ângela Damasceno, a adoção do tradutor online é uma novidade que vai reforçar estas ações e trazer grandes benefícios. “Adotar o tradutor no site é uma cobrança que vem sendo feita por professores e tradutores de Libras do IF Sertão-PE, que percebem esta demanda. Agora, ele vai permitir mais acessibilidade a alunos e servidores surdos”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

População deve ficar atenta em trecho escuro da Avenida Cardoso de Sá durante o fim de semana

Em Petrolina, a Prefeitura faz um alerta aos condutores e pedestres que precisam passar pe…