Em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, Infraero destaca a importância de Bombeiros de aeródromo

0

Rodrigo

Será comemorado neste sábado (02), o dia do Bombeiro Brasileiro, que atua em diversas áreas, uma delas é em aeroportos, onde são chamados de bombeiros de aeródromo. No Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, existe um grupo formado por 40 bombeiros que atuam na Seção Contra Incêndio (SCI) dos terminais. Além disso, trabalham para promover a segurança dos passageiros no dia a dia e também em casos de emergência.

De acordo com o Superintendente do Aeroporto de Petrolina, Rodrigo Siebra, a atividade é para destacar a importância dos Bombeiros de aeródromo.  Em Petrolina, o efetivo trabalha exclusivamente no Aeroporto, com um grupo de oito bombeiros escalados por plantão, os quais permanecem interruptamente no terminal.

Esses profissionais passam constantemente por treinamentos e possui uma rotina de instruções semanais, com exercícios físicos diariamente para manter um bom condicionamento, além de cursos especiais que são ofertados pela Infraero para garantir a máxima rapidez e eficácia caso ocorra algum incidente. Para isso, ficam a disposição dos bombeiros duas viaturas com líquido gerador de espuma (LGE), água e pó químico, cada veículo comporta 11 mil litros de água, 250 kg de pó e mais 1.420 kg de espuma. E também uma ambulância para ser realizados os atendimentos pré-hospitalares em aeronaves em emergência.

Comandante FábioSegundo o Comandante da SCI, Capitão Fábio Silva, a equipe é bem preparada, “nós temos um plano de instrução anual, que diariamente, as equipes que entram de serviço passam por esse treinamento para demonstrar o tempo-resposta de atendimento a um possível incêndio em aeronave ou nas instalações aeroportuárias”, pontuou Silva.

Para celebrar o dia do Bombeiro ainda será realizada neste domingo (03), a partir das 8h, na Orla I, em Petrolina, uma competição chamada Prova Profissional do Bombeiro, que avalia o tempo-resposta de cada soldado e tem o objetivo de escolher o mais rápido. Participaram dessa prova o Corpo de Bombeiro da cidade Juazeiro (BA), Garanhuns e Vitória de Santo Antão. O evento é gratuito e aberto ao público.

Confira a demonstração dos Bombeiros de Aeródromo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

População de rua brasileira deve ficar fora do Censo 2020 do IBGE

Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pess…